Analy Polizel, sendo nomeada reitora, junto aos demais reitores e ao ministro Abraham Weintraub – (Foto: Divulgação)

 

O Ministério da Educação nomeou ontem (12/12), em Brasília (DF), a professora Analy Castilho Polizel como reitora ‘pro tempore’ da recém-criada Universidade Federal de Rondonópolis, a UFR. Alguns rondonopolitanos que ajudaram na luta pela nova universidade prestigiaram esse marco para a educação de Mato Grosso.

 

————  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

Na verdade, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, deu posse ontem para seis reitores, incluindo a professora Analy. A cerimônia aconteceu na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. Com o ato, foram criadas cinco novas universidades no Brasil: Universidade Federal de Jataí (UFJ), Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e Universidade Federal de Catalão (UFCat). Também foi empossado o novo reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

 

Analy Polizel, junto com representantes da cidade de Rondonópolis e MT que foram prestigiar a solenidade em Brasília – (Foto: Divulgação)

 

Para Weintraub, a criação de tantas novas universidades em um ano é um marco que só é possível porque o Brasil está saindo da crise de forma sustentável. “O objetivo é que [as novas universidades] se transformem em centros de excelência modernos”, disse o ministro.

Autor do primeiro projeto de criação da UFR, ainda em 2005, o senador Wellington Fagundes destacou que a nomeação da reitora encerra quase 15 anos de muita luta de toda a comunidade rondonopolitana. Para ele, esse é o ato inicial para transformar, de fato, o campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na UFR.

A nova universidade terá orçamento e administração próprios, com autonomia para solicitar novos cursos ao Ministério da Educação.

 

QUEM É – Analy Castilho Polizel de Souza é graduada e mestre em agronomia e doutora em genética e bioquímica, todos os títulos conquistados na Universidade Federal de Uberlândia. Atuou como coordenadora do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, Diretora do Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas e Pró-reitora do Campus Universitário de Rondonópolis.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here