Grupo de voluntários do projeto Sombrear – (Foto: Divulgação)

 

Um grupo de voluntárias ligado ao Grupo de Mulheres em Prol de Rondonópolis (GMPR) vai promover o plantio de mudas de árvores sombríferas e frutíferas próximo do campus da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). A atividade acontecerá no próximo dia 23, a partir de 7 horas, e faz parte do projeto “Sombrear”, que visa o plantio em áreas vagas da cidade, para aumentar as sombras e tornar o clima mais ameno para a população.

De acordo com Eliana Raposo, que faz parte do GMPR e coordena o projeto Sombrear, esse é o terceiro plantio promovido pelo grupo e serão plantadas mais de 200 mudas de árvores próximo da UFR, no bairro Jardim Atlântico. “Nós vamos plantar essas árvores naquela área que existe entre a Avenida dos Estudantes e o Jardim Atlântico. A ideia é formarmos um bosque ali para, na sequência, formarmos mais cinco bosques até a altura do bairro Colina Verde. E cada bosque terá árvores nativas e frutíferas também, mais nativas do que frutíferas. Entre as nativas, vamos plantar mudas de Jacarandá mimoso, Ipês de todas as cores, Acácias, que não são nativas, mas como dão lindas flores e muita sombra, vamos trabalhar com elas também. Ainda vamos plantar o Pau Ferro, nativo da Mata Atlântica, uma árvore muito frondosa, além do Pau Brasil, que é a árvore símbolo do Brasil”, explicou.

Ainda de acordo com ela, o grupo decidiu pelo plantio das árvores porque entende que elas trazem qualidade de vida para a população. “Como a gente mora numa cidade muito quente e onde a arborização ainda é falha, as pessoas não têm o hábito de ter árvores, fazem podas drásticas. E estamos pensando em reverter isso. Escolhemos a Avenida dos Estudantes porque é uma área que não tem arborização e têm muitos estudantes circulando por ali, pensamos que seria bacana ter umas árvores de sombra para as pessoas descansarem, comerem uma fruta. Seria muito bom para os passarinhos, a fauna em geral. E esperamos que o pessoal da região vá tomando gosto e plantem elas também árvores”, continuou Eliana Raposo.

O plantio de árvores do projeto Sombrear contará com o apoio do Rotary Clube, de estudantes dos cursos de Biologia, Engenharia Ambiental, Medicina e outros. Também participarão como voluntários os Desbravadores ligados à Igreja Adventista, além do grupo Mova-se, de praticantes de Yoga, que já desenvolve atividades semelhantes. Quanto às mudas de árvores, a voluntária conta que foram conseguidas com a doação de viveiros de plantas e outras empresas da cidade.

OUTROS PLANTIOS

Na quarta-feira (13), o Sombrear já havia promovido o plantio de 36 mudas de árvores no entorno da Zaher, localizada na Avenida Presidente Médici.

A primeira ação de plantio de mudas de árvores do projeto ocorreu no dia 12 de março de 2018, na rotatória da Avenida Otaviano Muniz, mais conhecida como Beira Rio, o segundo foi em março deste ano, no entorno do shopping.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here