Valores familiares…

1882

“As famílias constituem o primeiro lugar onde nos formamos como pessoas e, ao mesmo tempo, são os ‘tijolos’ para a construção da sociedade”. A frase do Papa Francisco resume muito bem o que é uma família, que acaba sendo a grande responsável pelo que somos para nós, para quem constitui nossa família e para os outros.

 

 

Como já noticiamos, teve início anteontem (11), no Dia dos Pais, a Semana Nacional da Família, promovida pela Igreja Católica. Este ano, a semana tem como tema “A família, como vai?”, uma pergunta que apesar de simples, tem uma resposta repleta de perplexidade.

Assim como todos nós entendemos que ela continua a ser a célula da sociedade, ela também se mostra um grande desafio pra a Igreja, pois parece que o mundo espera que a mesma também tenha uma resposta para nos dar com relação às dificuldades e desafios que encontramos para manter e compreender o papel de nossas famílias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

O objetivo desta semana, por parte da Igreja, é resgatar o valor e lembrar a importância da família. Embora muitos possam acreditar que se trata somente de um ato religioso, é preciso lembrar que é também um ato social.

Muitos dos problemas do nosso país são originados pela desestruturação das famílias. Se os pais não se importam com o que o filho faz na escola, não são presentes, não estão criando como se deve e não estão passando os valores necessários, nós temos um tipo de cidadão. Se os pais acompanham e incentivam a educação, são presentes, passam valores e, acima de tudo, são um exemplo, certamente outro tipo de cidadão está sendo criado.

É a regra? Não! Há tantos exemplos de pessoas que mesmo nas mais diversas situações são bons cidadãos. Mas, se é possível que façamos a nossa parte com nossa família, toda a sociedade ganha com bons cidadãos em convivência. Independente de crença ou religião, a família realmente é nosso maior presente e, certamente, fortalecê-la e sempre preservá-la, só nos trará boas respostas para a pergunta: “A família, como vai?”

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here