Entregue ao governo do Estado: UFMT elabora estudos sobre o setor energético de MT

856
Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil

 

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento Energético (Niepe), vinculado à Faculdade de Economia (FE), entregou ao governo do Estado na manhã de ontem (12), durante o Seminário “Preparando Mato Grosso para a Transição Energética: Fontes renováveis e Eficiência”, estudos que abordam o balanço energético do ano passado; a matriz energética de 2036; a avaliação dos potenciais de geração e uso de energias renováveis; e o plano estratégico para o desenvolvimento de energia renovável.

“A UFMT está dando uma contribuição significativa para que o Estado tenha em seu aparato e saiba também sobre a questão de logística de como a gente concentrar esforços e políticas públicas para a produção industrial e desenvolvimento de Mato Grosso”, disse o vice-reitor, no exercício da reitoria, professor Evandro Soares.

Em seu discurso, o coordenador do Niepe, professor Aluisio Brígido Borba Filho, destacou que os documentos que foram entregues podem apresentar a realidade do potencial do Estado tanto no presente quanto no futuro.

“A matriz energética é para 2036. O balanço energético, com base em 2017, tem um reflexo em um grande futuro. Precisamos pensar o que foi Mato Grosso há 10, 15 anos, e transportar essa possibilidade como está hoje para os próximos anos. Por isso o pensamento aqui é para o futuro, com bases sólidas. Pensar no que é possível, no que é real, para ter um desenvolvimento de fato condizente com que a sociedade espera”, destacou.

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here