Papo Político

[email protected]

462
Zé Carlos do Pátio: “A intenção do prefeito é cortar 1500 lotes e doar para famílias carentes, ampliando a região
do Grande Conquista, que já é seu reduto eleitoral…”.

1 – SENHORES E SENHORAS,

nesta semana nos bastidores da política local, os comentários foram as investidas que o ex-prefeito Adilton Sachetti (PRB) estaria realizando já para capitanear um pré-candidato a vice-prefeito para o seu projeto político de se candidatar novamente a prefeito nas eleições municipais de 2020. Ao que se comenta, Sachetti teria feito durante a semana dois contatos, sendo um com o ex-vereador Ibrahim Zaher (PSB) e outro com o deputado estadual Thiago Silva (MDB), ambos que já se declararam pré-candidatos a prefeito no ano que vem. Na avaliação de Sachetti, a pré-candidatura dos dois, mais a do vereador e empresário Thiago Muniz (Dem), são meros projetos pessoais e que não têm o aval dos seus partidos. Porém, na avaliação do Colunista não é bem assim, pois se os partidos perceberem que qualquer um destes três nomes tiverem chance de despontar, o aval partidário vem de imediato. Tanto é que já existem vários resultados de pesquisas internas que já tem a avaliação de cada um destes nomes. Além de tudo isso, o ex-prefeito deve abrir os olhos, pois forças políticas e partidárias querem de toda forma lhe retirar da disputa eleitoral, e nesse propósito vale até apoiar a candidatura à reeleição do prefeito Zé Carlos do Pátio (SD) com o intuito de barrar uma candidatura do Adilton.

2 – NOS ÚLTIMOS

anos os políticos debateram muito que o Bolsa Família do governo Lula se tratava nada mais do que uma compra institucionalizada de votos. Sendo isso ou não, o projeto continua no governo de Bolsonaro. Agora lembrando deste fato, isso nos faz acreditar que algo semelhante estaria ocorrendo em Rondonópolis com vistas às eleições municipais. Sabemos que a Prefeitura quer adquirir uma área de 44 hectares pelo valor de R$ 6 milhões para a ampliação da região do bairro Alfredo de Castro, localizado atrás do Parque de Exposições. A proposta foi aprovada na Câmara Municipal, em duas votações – uma em sessão ordinária e outra extraordinária. Pelo que foi informado, a intenção do prefeito é cortar 1500 lotes e doar para famílias do Cadastro Único. Mas porque isso vem ocorrer logo agora na largada para as próximas eleições? Não seria uma compra de votos institucionalizada? Sabemos que no passado, na sua outra gestão, Pátio cortou centenas de lotes e doou para as famílias que formam hoje “O Grande Conquista”, região que é reduto eleitoral de Pátio, e isso não é segredo para ninguém. Talvez por isso, esta nova situação de aumentar a região, com a ampliação de 1500 lotes, levanta tanta suspeita.

3 – NAS ELEIÇÕES

passadas em Mato Grosso foram eleitos os oito deputados federais, sendo Nelson Barbudo (PSL), José Medeiros (PODE), Emanuelzinho (PTB), Neri Geller (PP), Carlos Bezerra (MDB), Dr Leonardo (SD) e a Professora Rosa Neide(PT), no entanto até agora todos eles não mostraram para que foram eleitos. Nem sequer uma visita de cortesia fizeram a Rondonópolis – com exceção de Medeiros e Bezerra, que são daqui. Será que estão aguardando o pedido do prefeito Zé Carlos do Pátio? A curiosidade é que nem mesmo o doutor Leonardo, a quem Pátio apoiou, passou por aqui.

4 – O QUE NÃO DECOLOU

ainda em Rondonópolis foi o projeto do Partido Novo, partido alinhado às ideias do liberalismo econômico, idealizado pelo bancário João Amoedo. A última notícia é que seus idealizadores em Rondonópolis migraram para a cidade de Primavera do Leste, onde a ideia está sendo mais aceita. Recentemente os integrantes do Novo em Mato Grosso tem se reunido em happy hours em bares de Cuiabá para discutirem as eleições municipais de 2020. A ideia da sigla no momento é encontrar candidatos a prefeitos para Capital e em outras cidades com grande adesão de filiados, como Primavera do Leste. Acontece que as normas para filiação no Novo são muito rígidas, limitando o número de pessoas com condições de se filiarem, e mais rígidas ainda as normas para possíveis candidaturas.

5 – EM MATO GROSSO,

o PSL está se organizando para realizar grande ato de filiação, agendado para o próximo dia 17. Parece mesmo que a preocupação maior do partido é fazer política, pois seus eleitos no Estado ainda não apresentaram sua produção no Congresso Nacional, mas fazer política parece que sabem e muito mesmo. Hoje o PSL é presidido pelo deputado federal Nelson Barbudo, que anunciou que a sigla conta com a chegada de, pelo menos, cinco prefeitos e vice-prefeitos, nomes que até o momento não foram divulgados. Apesar de estar previsto este ato do PSL em Mato Grosso, aqui em Rondonópolis não é visto grande movimentação do Diretório Municipal, apesar de trabalhos isolados do deputado estadual Claudinei, que é o presidente da comissão provisória.

6 – QUEM NÃO

se lembra das antigas publicações “Manda Brasa”, que eram panfletos caluniosos que circulavam principalmente em anos eleitorais? Na atualidade este artifício é nada mais e nada menos que os famosos Fakes News. E nesta semana quem foi vítima de um ataque deste foi o deputado estadual Thiago Silva (MDB). O teor do fake news foi que membros da ACIR – Associação Comercial e Industrial, estariam falando mal do deputado estadual por ele ter votado a favor da mensagem de aumento de impostos do Governo do Estado. O fato foi tão sério que o presidente da ACIR, Ernando Machado, declarou em público que é inverídica a informação. Mas tal fato está claro e nítido que o ataque foi devido a possibilidade de Thiago Silva se candidatar a prefeito nas próximas eleições. O curioso desse fake lançando contra Thiago foi que ocorreu logo em seguida dele anunciar no A TRIBUNA a sua pré-candidatura a prefeito.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Parabens ao articulista Roberto Nunes em externar a descarada manobra de formação de mais um curral eleitoral do Zé do Patio, com o agravante de ser financiado com o dinheiro publico. Causa espanto o silencio do poder judiciario, que atraves do MP tem o dever de fiscalizar erros de conduta da administração publica. A formação de mais uma favela em nossa cidade deve ser barrada com urgencia. E esperamos um recrudescimento da imprensa neste assunto.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here