Avaliação: “Negociações de acordo Brasil-EUA vão levar país para outro patamar”

1076
Ministra Tereza Cristina participou do Fórum de Modelos Financeiros para o Agronegócio – Foto: Divulgação

 

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) afirmou nesta quinta-feira (1º) que o início das negociações de um acordo comercial entre Brasil e Estados Unidos mostra que o país está se abrindo para o mundo e caminhando para posições mais expressivas no mercado mundial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

“Assim como nós acabamos de fazer o acordo Mercosul-União Europeia [em junho], eles [norte-americanos] vieram aqui mostrando interesse em acordo com o bloco, mas esse acordo não é Brasil, é Mercosul e Estados Unidos. Nós estamos em um bloco e tratou-se de vários assuntos, inclusive da agropecuária, o que é muito bom que mostra que o Brasil agora está caminhando para patamares que ele nunca deveria ter deixado de estar”, disse a ministra após a abertura do Fórum de Modelos Financeiros para o Agronegócio, em Bebedouro (SP).

O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, iniciaram nesta semana as negociações para um acordo comercial entre os dois países. Ross também reuniu-se no Palácio do Planalto com o presidente Jair Bolsonaro. O secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Marcos Troyjo, explicou que como o Brasil faz parte de uma união aduaneira, no caso o Mercosul, as negociações sobre tarifas deverão ter a participação dos demais países do bloco.

“Acho que o Brasil mostra o potencial, um país de dimensão gigantesca com uma potência no agronegócio, uma potência ambiental e com uma população para consumir produtos do mundo inteiro e mais barato. Eu acho que agora essa abertura vai levar o Brasil para um outro patamar e levar o nosso comércio, o nosso serviço e a nossa produção de maneira geral para outro patamar”, acrescentou Tereza Cristina.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here