Deputados manifestam apoio às famílias de Jarudore

763
Nininho e Thiago Silva declararam apoio a moradores de Jarudore – Divulgação/assessoria

 

Os deputados estaduais Thiago Silva (MDB) e Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD), manifestaram ontem (9), apoio às famílias que residem no distrito de Jarudore, localizado no município de Poxoréu. Conforme publicado pelo A TRIBUNA, a Justiça Federal reconheceu o direito dos índios Bororos à posse da suposta Terra Indígena, onde a maioria das famílias tem como atividade econômica a agricultura familiar.

Thiago Silva defendeu uma ação junto ao governo para que, caso a decisão seja mantida, haja uma compensação para as áreas. “Digo isso para que essas famílias não sejam prejudicadas”, destacou o parlamentar. Ele ainda disse que está acompanhando de perto da situação e também estuda uma ação conjunta com demais parlamentares para evitar que o local viva uma situação de calamidade.

A sentença não abrange a sede urbana do distrito, porém, vai mexer com a estrutura de aproximadamente 1.000 famílias. “Nós temos que nos unir e manifestar apoio às pessoas que moram nessa região há pelo menos 60 anos, precisamos que o Governo do Estado, a bancada Federal e o Governo Federal avaliem a situação dessas famílias”, alertou Nininho.

Conforme a sentença, a desocupação de Jarudore deverá ser realizada em duas etapas, a primeira referente à área com 1.930 ha, localizada nas porções Oeste e Nordeste da terra, em 45 dias, e a segunda etapa, com área de aproximadamente 1.730 ha, na porção sul em 90 dias.

 

INDICAÇÕES ATENDEM VEREADOR

Em outra iniciativa, indicações feitas em Plenário pelo deputado Nininho, ao secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Allan Kardec, e à secretária de Estado de Educação Marioneide Angélica Kliemaschewsk, atendem pedidos feitos ao parlamentar pelo vereador por Rondonópolis, Batista da Coder (SD).

Um dos encaminhamentos poderá beneficiar o bairro Sagrada Família com uma academia ao ar livre. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o bairro tem uma população de 5.314 habitantes. Para o deputado Nininho, que conhece a estrutura local, a academia vai proporcionar qualidade de vida para a população.

“Até acho que o bairro merece mais que uma academia ao ar livre, devido a população de idosos e de crianças e adolescentes que têm o hábito de praticar atividades físicas, sem falar, na integração entre as pessoas. É muito saudável para qualquer idade”, defendeu Nininho.

Já o vereador Batista da Coder explica que além de trazer benefícios para a saúde e bem estar da população, a instalação da academia vai melhorar também a infraestrutura. “Não é somente os aparelhos que contam, mas o local onde a academia será instalada ganha um novo visual, fica agradável e melhora a infraestrutura do bairro”, avalia o vereador.

Batista da Coder ainda sugeriu ao deputado uma indicação à Secretaria de Estado de Educação para construção de uma escola estadual para atender os estudantes do Residencial Mathias Neves. “Recebemos muitas reclamações por parte da população com relação a falta de segurança dos estudantes que têm que se dirigir às escolas que ficam distantes do bairro”, explicou o vereador. Batista, também solicitou a construção de uma quadra poliesportiva coberta para a Escola Estadual Francisca Barros de Carvalho. “Vou acompanhar as indicações e acredito que em breve teremos êxito”, arrematou o deputado Nininho. (Com assessoria)

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here