Delegacias de São José do Povo e Tesouro estão oficialmente fechadas

1282
Delegacia de São José do Povo tinha apenas um investigador e nenhuma viatura, segundo a Polícia Civil. – Foto: Divulgação

 

Estão oficialmente fechadas pelo Estado de Mato Grosso as delegacias de polícia de São José do Povo e Tesouro, cidades da região de Rondonópolis. O anúncio havia sido feito no início de março, mas os moradores dessas cidades ainda tinham esperanças de que a medida, tomada para contenção de gastos na Polícia Judiciária Civil (PJC), não se concretizaria.

A justificativa para o fechamento das delegacias foi o fato das unidades serem consideradas de baixa produção e com efetivo insatisfatório. No caso de São José do Povo, a informação divulgada foi de que a unidade possuía apenas um investigador e nenhuma viatura, com média mensal de apenas 17 registros de boletim de ocorrência (BO). Já com relação à delegacia de Tesouro, conforme a PJC, a unidade contava com apenas um escrivão e não possuía nenhum investigador. Ambas unidades também não possuem delegado e estavam localizadas em municípios que não são comarcas (não tem juiz, promotor e defensor público).

Agora, as cidades contam apenas com o policiamento realizado pela Polícia Militar (PM). No caso de São José do Povo, por exemplo, apenas uma guarnição da PM fica responsável pela segurança da cidade e da zona rural. “A cidade ficou atrativa para a prática de crimes. A delegacia, por menor que fosse, estava ali para o registro de boletins de ocorrências e apoio ao trabalho da PM. Agora, se alguém se envolver em uma briga e tiver que ser conduzido, por exemplo, a PM vai ter que ir até Rondonópolis só para fazer uma condução, um registro do BO, e ficar sabe lá por quanto tempo fora de São José, deixando a cidade sozinha”, disse o vereador Paulo Alves, mais conhecido como Paulinho do Galo, que lamentou o fechamento da delegacia.

 

 

Segundo a Secretaria de Estado de Segurança (SESP) e o Governo de Mato Grosso, as duas cidades serão agora atendidas nos municípios mais próximos. No caso de Tesouro, a delegacia de Guiratinga passa a ficar responsável e, no caso de São José do Povo, em Rondonópolis.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here