O processo de aprendizagem dos estudantes da Educação Básica no Século XXI

392

(*)

São incontáveis as dificuldades no cenário escolar; principalmente, no que se refere ao processo de aprendizagem dos estudantes e os métodos utilizados pelos educadores de maneira a propiciar o ensino de forma significativa, tendo em vista as perspectivas da educação do século XXI. Existem relações voltadas para o ensino-aprendizagem das pessoas, mas, no momento o que se observa é um mundo em que aparentemente as informações estão “jogadas ao vento”, porém, temos que perceber que informação é diferente de aprendizagem.

As dificuldades apresentadas por alguns estudantes em sala com relação à aprendizagem fazem com que muitos professores desanimem, pois, por vezes existe um quadro que origina um processo de desmotivação dos docentes, porquanto, todas as suas ações parecem não ter o resultado esperado. Quais os motivos que levam a essa realidade? Consideramos que existem profissionais que ainda atuam com uma metodologia engessada, o que dificulta novas perspectivas de aprendizagem, sendo uma realidade presente no cotidiano escolar, dando origem a um quadro negativo na educação.

As informações que adquirimos podem ser esquecidas em um curto espaço de tempo. Contudo, a aprendizagem é algo que fica para a vivência e aplicabilidade em algum momento das nossas vidas. Assim, segundo Carl R. Rogers (2001, p. 1): “Por aprendizagem significativa entendo uma aprendizagem que é mais do que uma acumulação de fatos. É uma aprendizagem que provoca uma modificação, quer seja no comportamento do indivíduo, na orientação futura que escolhe ou nas suas atitudes e personalidade”.

Nesse instante, surgiu o seguinte questionamento: Será que é tão simples assim aprender em uma era de tantas informações? Será que a Era da Comunicação nos trouxe tantos dados e informações e nos excluiu da aprendizagem significativa? Vale a reflexão acerca dos questionamentos, pois, é necessária a compreensão sobre o que é aprendizado, conhecimento e sabedoria.

Nesse sentido, é de grande importância que os profissionais da educação; em especial os docentes estejam em constante busca de conhecimento para melhorar suas práticas em sala de aula. Além disso, cabe aos educadores estabelecerem estratégias capazes de suprir as necessidades dos discentes, levando em consideração o espaço em que o mesmo ocupa e as suas vivências cotidianas.

Aqui conscientes apontamos a célebre frase da obra Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire (2002, p. 12): “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.” Devemos, assim, analisar como cada estudante aprende, nos questionar se as práticas estão contemplando a aprendizagem significativa de todos ou da maioria. É preciso que os professores façam uma autoavaliação acerca de suas práxis pedagógicas e, assim, possamos construir práticas que agreguem a todos.

Afinal para que o processo de formação desse jovem seja efetivo o mesmo necessita do conhecimento amplo, para a partir de então, alcançar seus projetos de vida, seguindo o fluxo de suas práticas sociais e enfrentando as adversidades cotidianas. E assim, vindo a ser um agente dinâmico para a construção, desconstrução e reconstrução de um mundo melhor.

(*) Por Professores:

Aline Boff Vaz

Camila Sobrinho Castro

Carla Carvalho Sant’ Ana

Nelson Centurião Júnior

Professor-Orientador da Área: Diogo Diedrich Lemes Grellmann

 

1 COMENTÁRIO

  1. Há um TCC da Licenciatura Plena em Informática da UFR, com o título: DIAGNÓSTICO DA FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DE PROFESSORES FORMADORES: O CASO DAS LICENCIATURAS DO CUR/UFMT, da lavra de
    Thaís Santos Santana, de 2011, onde a hoje professora Thaís pesquisa e analisa os dados coletados entre os formadores de professores da UFMT e constata que há um abismo entre o que sabem esses formadores de professores e o que eles pratica em suas salas de aulas. A visão tecnológica bem mostra o que acontece no campo do método de ensino e de conteúdos (em especial). Se o formador não faz bem feito, a formação já se deforma o futuro professor, dai em diante é dominó caindo….

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here