Canção do Jornalista

190

(*) Suziene Cavalcante

Você brilhou na civilização humana, quando o imperador Júlio César publicou o primeiro Jornal de Roma…Chamava “Acta Diurna”; correspondentes imperiais, publicações oficiais, primeiros profissionais se proclamam!…Não havia tecnologia de impressão, andavam dias à cavalo, e nas placas da cidade noticiavam com a própria mão! Mas, Gutemberg, na Idade Média fez evolução! Trouxe a prensa de papel, com inspiração do céu, que ideia com laurel teve esse sábio alemão!

O Jornalismo deixa a Idade Média e entra na Renascença com essa linda evolução! Gutemberg fez nascer a ciência do Jornalismo, a Bíblia foi o primeiro livro que ele imprimiu com o coração! Nas Universidades da Europa os primeiros cursos de Jornalismo nasce então! Que História cheia de beleza, proeza, surpresa, talento e destreza e emoção! O conceito de liberdade de imprensa surgiu com a profissionalização!

Em 1844, um ser intelectualizado, com inspiração, inventou o telégrafo, com fios elétricos, o longe ficou perto, a notícia chegava na Redação! Na Idade Moderna, outra Descoberta, agora o Rádio leva…a nova evolução! Uma mídia poderosa chegou com muita prosa, sintonia gloriosa, agora o Rádio é a nova…comunicação! Surgiu uma nova aurora pelas ondas sonoras, o jornalista de outrora fala agora com emoção…A voz do jornalista pelas ondas é ouvida, e o povo vibra, ganha o coração da Nação!

Então, a ciência traz com proeminência, a televisão…O talento do Jornalista, bem forte, brilha ante às vistas da Nação! O dom jornalístico agora é visto pelos olhos daquela geração! Em 1980, a profissão se reinventa, o fulgor aumenta, com a computadorização! Oradores oficiais das notícias mundiais, poetas sociais, com paixão! É a voz da cultura das mídias, são protagonistas… Arquitetos da informação! Observam o mundo, e em poucos segundos, poetizam a nova informação! Intérpretes das imagens, traduzem a cultura da arte, com linda inspiração! Repórteres, redatores, são apresentadores, com postura ética falam com a Nação! Buscam, redigem, editam, o que é importante ele identifica para a publicação. Talentoso, habilidoso, atualizado no contexto do povo…Fazem o álbum da Nação! Poetas da notícia correta, o cotidiano social é sua meta; a notícia feliz ele celebra, com emoção! Poetas da comunicação!

Declamado : E mesmo que a Internet surgiu, e o web jornalismo difundiu…Não podemos esquecer do primeiro e célebre Jornal que Gutemberg imprimiu! Foi a Bíblia Sagrada, a Obra Prima impressa e lançada, e ainda existem suas páginas na Biblioteca de Washington, reluzindo o seu brio! Também na Universidade Keio em Tókyo, suas páginas estão! E ainda na casa do americano Bill Gates, que a comprou em um leilão! A Bíblia é um tesouro histórico incomparável! Excelsa comunicação! E contém maravilhosa informação! A Bíblia apresenta um Jornalista, e o seu Evangelho significa a “Boa Notícia “, e esse Jornalista deu a própria vida para nos livrar da eterna condenação!

O seu nome é Jesus Cristo! Ele ressuscitou…Ele fala ao vivo, noticiando em seu livro que Ele tem abundância de vida eterna e excelente perdão e regeneração! Durante milênios, o seu Jornal mantém -se atual; Jesus Cristo é o Jornalista mais fenomenal, que nos informou do seu amor incondicional e sem comparação! Veio nos dar uma magnífica notícia : Ele é o Caminho, a Verdade é a Vida! Viva o Galileu, o célebre Jornalista, Rei dos reis, o grande gênio da comunicação!

(*) Suziene Cavalcante é cantora, escritora, compositora, poeta, palestrante, biógrafa, cronista, oradora, teóloga, bacharelada em Direito e coordenadora do Projeto Arte Jurídica e agente penitenciária em Rondonópolis

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here