Climatização das salas: Deputado pede agilidade na adequação da rede de energia em escolas

397
Rezende acompanha trabalhos de adequação da rede elétrica na Escola Militar Tiradentes – Foto: Divulgação

O deputado estadual Sebastião Machado Rezende se reuniu com o diretor-presidente da Energisa, concessionária de energia elétrica em Mato Grosso, Riberto José Barbanera, para cobrar agilidade nas adequações necessárias na rede de energia elétrica para implantação do sistema de climatização de ar nas escolas estaduais que não contam com o benefício no Estado. Na ocasião, ele nominou as escolas estaduais de Rondonópolis que estão na dependência de adequações.

Rezende repassou uma lista de escolas que precisam da ligação dos postos de transformação (transformadores) para o funcionamento do sistema de climatização. Ele informou que a demanda de Mato Grosso nessa área é muito grande, sendo que somente em Rondonópolis são sete escolas estaduais com pedidos de ligação dos postos de transformação, visando dar suporte ao funcionamento dos aparelhos de ar-condicionado.

Em muitos casos, a ligação do posto de transformação depende de adequação na rede de energia elétrica. Um desses casos é o da Escola Militar Tiradentes em Rondonópolis, que vai funcionar junto ao Oratório Filhos de Dom Bosco, no Parque Universitário. Para essa unidade, Riberto fez o compromisso junto ao deputado de fazer a adequação na rede, com implantação de novo transformador de 75 Kva, possibilitando sua ligação até o final desta semana. O prazo anterior era fazer isso até maio.

O diretor-presidente da Energisa, Riberto Barbanera, e o deputado estadual Sebastião Rezende – Foto: Divulgação

A adequação na rede de energia, com a ligação do posto de transformação, também vai possibilitar a entrega e funcionamento da Escola Militar Tiradentes em Rondonópolis. “Pedi à Energisa prioridade para as escolas estaduais de Mato Grosso e nominei as escolas de Rondonópolis, solicitando atenção especial para a Escola Militar Tiradentes”, reforçou.

Cumprindo o acordo, a Energisa já está em um esforço concentrado, com uma equipe, cuidando das intervenções na Escola Militar Tiradentes, conforme verificado ontem pelo parlamentar. Em relação aos demais casos, o diretor-presidente ficou de analisar as demandas e ver o que pode ser feito para agilizar os serviços.

Rezende externou que há anos ele vem trabalhando para que todas as escolas estaduais possam contar com a climatização, garantindo mais conforto e melhoria nas condições de aprendizado aos alunos. “A climatização dá condições para que as crianças possam ter um aprendizado melhor”, reforçou.

O deputado observou que as escolas não tem recursos suficientes para arcar com as despesas necessárias para adequação da rede de energia elétrica. Dessa forma, pontuou que a aquisição e a instalação dos aparelhos de ar-condicionado, sem a efetivação do funcionamento, gera expectativa nos alunos.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here