Idosos encontram dificuldades para estacionar em vagas reservadas

Sem sinalização ou então ocupadas por pessoas que não possuem o direito, vagas para idosos estão cada vez mais raras no Centro de Rondonópolis

1205
Sem local para estacionar e sem monitor no estacionamento rotativo, idoso acabou levando multa

 

Os problemas relacionados ao trânsito na região central da cidade geram costumeiras reclamações dos rondonopolitanos. Semáforos sem funcionar, sem sincronização, falta de sinalização, estacionamento rotativo funcionando de forma insatisfatória, entre outros, causam transtornos no dia a dia dos munícipes. Contudo, as situações que geram os incômodos a todos diariamente estão prejudicando em cheio um público específico: os idosos.

A Lei Federal nº 9.503 garante estacionamento exclusivo para veículos conduzidos por pessoas idosas (com 60 anos ou mais) ou que as transportem, sendo obrigatório o uso do Cartão Idoso. Porém, não é preciso procurar muito para ver o total desrespeito a esse direito adquirido. Os problemas vão desde a falta de sinalização para indicar as vagas destinadas aos idosos até a falta de respeito dos condutores que não são idosos e estacionam nas vagas reservadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Após o recapeamento na região central, muitas das vagas de idosos ainda não receberam a sinalização horizontal. Além disso, nas ruas em que o novo asfalto não chegou, a sinalização já foi apagada com a ação do tempo e quase não é mais possível ver a palavra idoso ao solo. As placas da sinalização vertical indicando se tratar de vaga de idoso também passam quase despercebidas pelos motoristas, já que a sinalização horizontal é falha e muitos acreditam então que a vaga não está mais reservada devido a falta de indicação.

Sérgio Hildeberto Taube, de 79 anos, deixa sempre o seu Cartão do Idoso à vista no painel do veículo. Ele conta que existe uma grande dificuldade para conseguir estacionar no Centro, já que quando a vaga não está ocupada por veículos de pessoas que não possuem o direito, ela simplesmente não está demarcada.

“Eu procurei vagas para estacionar e, além de ter carros e motos nas esquinas, onde estão as vagas de idosos, há locais em que foi pintada faixa amarela na vaga e também pontos em que foram feitas novas faixas de pedestres e as placas indicando a vaga não foram adequadas. Sem ter como estacionar, parei em uma vaga normal e, mesmo com o cartão à vista, acabei levando uma multa do Rotativo Rondon”, disse Sérgio.

 

A multa de R$ 5,50 foi aplicada porque o idoso não localizou um dos monitores da empresa para fazer a compra da hora da vaga. “Não tem a vaga para o idoso e também não tem atendimento da empresa. Ou seja, são irregularidades para todos os lados, mas a multa não deixa de ser aplicada. Acredito que diante dessas dificuldades, poderiam poupar o idoso que está com o seu cartão ao menos”, acrescentou.

 

2 COMENTÁRIOS

  1. A mesma situação ocorre com os PcDs, sou PcD e tenho passado a mesma situação na região central para estacionar o meu carro, não encontrando a vaga livre. Geralmente, os oportunistas acabam usando as vagas destinadas a PcDs e Idosos, ao serem questionados para liberar a vaga, ficam esbravejando dizendo para procurar os nossos direitos, veja o nível desses condutores, que desrespeitam os nossos direitos. Ai vem a pergunta do milhão: Cadê os guardas de trânsitos da SETRAT para orientar esses condutores e pedir para liberar a vaga e caso houver a necessidade aplicar a multa, só assim, irão respeitar os diretos das Pessoas com Deficiência – PcD e Idosos; Quanto, a o Rotativo Rondon, nada faz a não ser em cobrar a hora estacionada na região central, vale lembrar, que estacionar em outra vaga normal e tendo o cartão de estacionamento especial posto no painel do veiculo nada impede de sermos atuado a pagar uma taxa do estacionamento e de brinde ainda uma notificação por não estacionar em local destinado a nós.

  2. SÃO POUCAS AS VAGAS PARA IDOSOS. QUANTO A ESSE PROBLEMA VENHO RECLAMANDO HÁ MUITO TEMPO, INCLUSIVE EM ARTIGOS NO JORNAL A TRIBUNA. NINGUÉM VEM EM NOSSO SOCORRO, MUITO MENOS OS SENHORES VEREADORES. DEVIDO A FALTA DE VAGAS JÁ LEVEI ALGUMAS MULTAS.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here