Curso Teológico Catequético

3

(*) Maria Marleide F. Narciso

A catequese no contexto atual atravessa um momento que precisa estar conectada com as mudanças das pessoas, da sociedade. E a Igreja busca mostrar através dos ensinamentos, fazer um caminho para Iniciar a vida do Cristão. Apresentando uma Catequese não somente para realizar sacramentos (Batismo, Crisma, Primeira comunhão, matrimônio etc). Mas, motivar os cristãos sejam adultos, jovens, adolescentes e crianças, a viver a Fé no mundo atual, na realidade atual, nos desafios atuais, sendo testemunhas do Evangelho e seguidores de Jesus Cristo. Uma tarefa que é possível quando buscamos aprofundar os conhecimentos.

Por isso, o Curso Teológico Catequético acontece anualmente na Diocese Rondonópolis Guiratinga desde o ano de 1.992, oferecido aos cristãos que tem por vocação de Ser Catequista. Que tem como objetivo oferecer aos inscritos conhecimentos sobre a Igreja, através dos estudos dos documentos da Igreja, exemplo o Catecismo da Igreja, estudo da Sagrada Escritura, para o catequistas criar uma intimidade com a Palavra de Deus. Além, de dinâmicas, metodologias para os catequistas desenvolverem na sua missão aprofundamento nos conhecimentos sobre o Projeto de Deus.

Os catequistas terão oportunidades de não só ter estudos, mas, uma nova metodologia com a convivência, partilha, oração, interações, tudo isso faz parte da formação. “A vivência durante o curso provém em conhecer as realidades de outros catequistas, que durante o curso apresenta suas dificuldades e desafios, demonstrando que essa participação proporciona aos catequistas da Diocese o seu desenvolvimento interagindo tirando dúvidas, vencendo as barreiras e descobrindo que todos que participam tem voz e vez” (fala do Dom Juventino). E percebem que todos são capazes de renovar a sua vocação e se abastecer do Amor de Jesus Cristo. Seguindo o Exemplo de Jesus no evangelho escrito por Lucas 21,13-35 (Discípulos de Emaús), que utiliza a pedagogia de reencantamento. Jesus reencantou dois discípulos desencantados, tristes e abatidos.

Esta é a missão do Curso Teológico Catequético de 03 anos, da Diocese Rondonópolis Guiratinga que em 2019 acontecerá nos dias: 08 a 10 de fevereiro (primeiro módulo), de 29 a 31 de março (segundo modulo) e de 17 a 19 de maio de 2019 (terceiro modulo). Catequistas procure sua Paroquia e se inscreva, ainda tem vagas.

Agradecemos o apoio de todas as Paroquias da Diocese com seus Párocos, vigários e coordenadores paroquias de catequese pelo Incentivo aos vossos catequistas.

(*) Maria Marleide F. Narciso é membro da Equipe da Coordenação Diocesana de Catequese

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here