Os benefícios do estágio

Estudantes têm esta vantagem para ingressar no mercado de trabalho

0

Conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho é uma tarefa árdua para todos, ainda mais em tempos de crise. Quem está estudando acaba se beneficiando da possibilidade de estagiar, garantindo experiência e preparo para o segmento escolhido. O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) destaca três vantagens dessa prática.

A primeira é o tempo. Conforme a Lei nº 11.788/2008, pode-se estagiar no máximo 6 horas diárias e 30 horas semanais. Dessa forma, o aluno consegue realizar suas obrigações acadêmicas e quaisquer outras atividades do seu interesse durante o dia. Com essa experiência é possível ter um amadurecimento profissional. “O estágio é uma extensão da formação, pois por meio dele se torna possível aplicar na prática o conteúdo ensinado em aula”, diz Marcelo Cunha, analista de treinamento do Nube.

A segunda vantagem é a responsabilidade. O novo colaborador é apresentado, aos poucos, às obrigações e cobranças, como a de seguir normas e regulamentos internos da empresa. Isso causará menos dificuldades de adaptação quando a pessoa conseguir um cargo efetivo. “Muitas habilidades podem ser desenvolvidas, desde o aperfeiçoamento na área de estudo, até a melhoria na administração do tempo, postura, qualidade do atendimento, adaptação a diferentes equipes e ampliação das formas de comunicação”, comenta o especialista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Já a terceira é o aprendizado. Considerado um ato educativo supervisionado, o estágio fornece um contato inicial com o segmento pretendido e proporciona conhecimentos específicos de variadas funções, além do acompanhamento direto, regulamentado pela legislação, de um superior qualificado para a gestão em tal área. Com isso, o aluno vê seu desenvolvimento acontecer não apenas na escola ou faculdade, mas também no ambiente de trabalho.

Devido à importância da atividade, os futuros profissionais devem prezar pela sua máxima preparação, a fim de conseguir se destacar em meio à concorrência. “O estudo é o principal alicerce da vida profissional. A dedicação do aluno com a sua formação e o seu engajamento no curso são os primeiros passos para construir um futuro respeitoso e bem-sucedido”, conclui Cunha.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here