As vantagens do curso técnico

Uma das principais é que ele acelera o ingresso no mercado de trabalho

Fazer um curso superior, seja uma graduação ou licenciatura, nem sempre é a única alternativa para quem está começando a construir sua carreira ou querendo mudar de área. Uma das principais vantagens é que os cursos técnicos permitem um ingresso mais rápido no mercado de trabalho. Eles também são uma alternativa para quem deseja fazer uma graduação mas ainda não tem uma renda suficiente para dar conta de todas as despesas.

Os cursos técnicos, em geral, são de curta duração e focados nas necessidades das empresas da cidade ou região. Além disso, o valor a ser investido não é alto e quem tem o diploma se destaca em processos seletivos, pois as empresas dão uma preferência maior para quem tem formação na área para a qual estão buscando profissionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Por não terem um pré-requisito, os cursos técnicos podem ser frequentados enquanto o estudante está fazendo o Ensino Médio. Se a intenção não for a de começar a trabalhar logo, os cursos permitem ao jovem conhecer melhor uma profissão, ajudando na escolha do curso superior que pretende fazer.

Uma pesquisa realizada pelo Ibope há alguns anos, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apontou que 90% dos entrevistados acreditam que pessoas com formação em curso técnico têm mais oportunidades no mercado de trabalho. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas a partir de 16 anos em 143 municípios. Dos entrevistados, 53% apontaram o ingresso mais rápido no mercado de trabalho como uma das três principais razões para fazer um curso profissional. Em relação aos salários, 82% concordam total ou parcialmente que os profissionais com certificado de qualificação têm salários maiores do que aqueles que não têm.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here