Seminário Internacional Debate Ecologia Urbana e Planejamento Ambiental na UFR

(*) Fábio Angeoletto

0

A linha de pesquisa “Geotecnologias aplicadas à gestão e análise ambiental” do Mestrado em Geografia da UFR vem se destacando pelas ações de internacionalização de suas atividades de pesquisa, ensino e extensão. Nos últimos 42 meses, nós organizamos as visitas de 14 professores, todos da elite científica europeia, ao campus da UFR. Esse fluxo intenso de pesquisadores – na média, um cientista altamente gabaritado por trimestre – tem sido imprescindível ao desenvolvimento de várias pesquisas sobre a ecologia de Rondonópolis, com forte aplicabilidade na planificação e gestão urbanas. Eu cito como alguns exemplos desses estudos os projetos “Ecologia espacial de gatos domésticos”; “Caracterização ambiental das áreas de entorno de ninhos de araras”; “Biomonitoramento da poluição atmosférica em Rondonópolis”; “Flora arbórea de Rondonópolis”; “Análise da cobertura vegetal dos bairros de Rondonópolis” e “Mapeamento da ocorrência de morcegos em áreas urbanas”.

Nós temos a preocupação de não resumir as visitas desses experts a atividades de pesquisa. Os cientistas visitantes são também convidados a ministrar cursos e conferências gratuitas e abertas a quaisquer interessados, acadêmicos da UFR e demais cidadãos. O “Seminário Internacional Planejamento, Biodiversidade e Qualidade Ambiental”, que ocorrerá entre os dias 7 a 9 de novembro próximos, será um desses momentos de popularização científica e divulgação dos estudos realizados pelo Mestrado em Geografia.

A programação do Seminário, cuja entrada é franca, é a seguinte: no dia 7 os doutores Mark Fellowes (Universidade de Reading, Reino Unido), Martin Hromada (Universidade de Presov, Eslováquia), Jeater Santos e Rodrigo Aranda (UFR) debatem o tema “corredores ecológicos e infraestruturas verdes: links entre fragmentos florestais urbanos e rurais”. No dia 8, o tema “ecologia urbana e suas aplicações no planejamento de cidades” será debatido pelos doutores Mark Fellowes, Jakub Kosicki (Universidade Adam Mickiewicz, Polônia), Elise Rocha (Universidade de Reading), Fabio Angeoletto e Simoni Loverde (UFR). A última mesa redonda, no dia 9, terá como tema “instrumentos de planejamento e gestão aplicados na política ambiental”, e contará com a presença dos doutores Enrique Richard (Unesco); Jeater Santos (UFR) do pesquisador Marco Antônio Souza (UFR) e do Promotor de Meio Ambiente do Ministério Público, Marcelo Caetano Vacchiano. Todas as mesas redondas terão início às 19h30, no Anfiteatro da UFR.

O “Seminário Internacional Planejamento, Biodiversidade e Qualidade Ambiental” tem o suporte das seguintes instituições: UFR, Universidade de Reading, Universidade Adam Mickiewicz, Universidade de Presov e Unesco. A equipe de apoio conta com os acadêmicos da UFR Leandro B. Leite, Juciane M. Johann, Cathiane Oliveira, Hevander Olmo, Ione Rubim, Wellington Mendonça e Eliana Medeiros. Vale repetir: todas as noites do Seminário têm entrada franca, e todos estão convidados.

Em tempo: o novo sempre vem. Bem-vinda à Biosfera, Flora Essy Angeoletto!

(*) Fabio Angeoletto é professor do Mestrado em Geografia da UFR. Twitter: @JupiterFulgor

1 COMENTÁRIO

  1. POR QUE AINDA NÃO FOI CRIADA A SECRETARIA DO DEPARTAMENTO VERDE? SERIA ENCARREGADA DO PLANTIO DE ÁRVORES, PODA, RETIRADA DE ÁRVORES CONDENADAS, GRAMADOS, JARDINS E ASSIM POR DIANTE. mE ADMIRO QUE APÓS INSISTIR TANTAS VEZES NA MESMA TECLA, NENHUM VEREADOR AINDA NÃO SE DEU CONTA DE QUE RONDONÓPOLIS PRECISA DE UMA SECRETARIA ESPECÍFICA QUE CUIDA DESSA FINALIDADE.
    VOLTO A INSISTIR EM MAIS VAGAS PARA IDOSOS PELO CENTRO DA CIDADE. SÃO POUCAS, COMO SE EXISTISSE APENAS ALGUNS IDOSOS EM RONDONÓPOLIS. NORMALMENTE ESTÃO TODAS OCUPADAS E A GENTE SE OBRIGA A ESTACIONAR EM VAGA PAGA. ISSO É DESCASO.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here