Agentes orientam população para o combate a focos de proliferação

12
Diversas doenças podem ser evitadas apenas seguindo a orientação do agente de endemias e eliminando seus focos – Foto: Matusalem Teixeira

O agente de combate a endemias é o profissional que atua não apenas no combate a enfermidades, mas também na manutenção de um ambiente saudável. Todos os ambientes da cidade, como construções e terrenos baldios, assim como aqueles que estão ocupados por pessoas, são visitados pelos agentes de combate a endemias.

Visitando os locais e identificando focos das doenças, eles podem combatê-los antes que ocorra a contaminação da população em volta. Para tanto, em alguns lugares, como nas residências, é preciso que haja uma pessoa para recebê-los. Eles estão uniformizados e com crachá de identificação. Apesar disso, caso o morador queira se certificar, pode ligar para a Secretaria de Saúde nos telefones 3411-5188 ou 9 8413-7220 e confirmar se o prestador de serviço é funcionário da Pasta. Por esses números também podem ser agendadas as visitas desse profissional.

Diversas doenças podem ser evitadas apenas seguindo a orientação do agente de endemias e eliminando seus focos. Entre elas estão malária, doença de Chagas, leishmaniose e dengue, entre outras, como elenca o gerente da Divisão de Vigilância Ambiental e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, o veterinário Kleysller Willon.

“O maior serviço dos agentes de endemias é de prevenção e de orientação. Seu papel é educar a comunidade e ensiná-la hábitos que impeçam a instalação de focos de doenças”, sublinha Kleysller e acrescenta: “Além disso, eles atuam em conjunto com os médicos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, com biólogos do Município e com profissionais que trabalham com o controle químico aplicando produtos na dedetização de prédios públicos”.

O veterinário assinala, ainda, que Rondonópolis é uma cidade com baixa população de ratos em virtude do trabalho realizado por esses agentes.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here