Tudo pronto para mais uma Festa das Nações

Evento gastronômico realizado em Rondonópolis vem chamando a atenção pela grandiosidade e pelo tamanho

171
Foto: Denilson Paredes

Acontece nesse fim de semana mais uma edição da Festa das Nações, evento gastronômico organizado pela Associação Divina Providência com o objetivo de arrecadar fundos para a manutenção da Comunidade Terapêutica, mantida pela entidade. Esta será a 9a edição do evento, que reúne pratos da culinária regional e de diversos países e que mais uma vez tem a expectativa de reunir milhares de famílias nas suas duas noites.

De acordo com a organização, já está tudo pronto para a Festa das Nações. “Estamos finalizando aqui e está tudo dentro do nosso cronograma. A Festa das Nações é um evento para toda a comunidade de Rondonópolis e ela tem um cunho social, que tem por finalidade arrecadar recursos para manter a Casa Terapêutica que trata de dependentes químicos e alcoólatras. É desse evento que tiramos a maior parte dos recursos usados para manter o projeto e, por isso, estaremos esperando todos para se deliciarem com as comidas típicas e nos ajudar a manter aberta a Comunidade Terapêutica e a continuar ajudando as pessoas a superarem o vício e a dependência”, afirmou o empresário da construção civil, Wagner Gasbarro Nascimento, que é um dos coordenadores do evento.

Rebeca Nascimento e o seu esposo Wagner, que coordenam a organização da Festa das Nações: “A Comunidade Terapêutica depende exclusivamente desse tipo de ajuda da população, já que não recebe nenhum tipo de ajuda dos governos” – Foto: Denilson Paredes

“As pessoas que vierem vão poder provar comidas típicas nas onze barracas temáticas que temos aqui, sendo três de comidas regionais brasileiras (mato-grossense, gaúcha e mineira) e o restante de pratos típicos da culinária mundial. A Comunidade Terapêutica depende exclusivamente desse tipo de ajuda da população, já que não recebe nenhum tipo de ajuda dos governos”, informou Rebeca Nascimento, que divide com o esposo a responsabilidade de coordenar a organização da Festa.

De acordo com ela, a Festa das Nações é responsável por arrecadar cerca de 80% de todo o dinheiro usado na manutenção da Casa Terapêutica, sendo essencial para que o projeto de recuperação dos dependentes químicos continue existindo. “O restante é arrecadado em um bazar que realizamos todos os anos entre os meses de novembro e dezembro, onde vendemos todo tipo de materiais doados para a entidade. Ou seja: precisamos que as pessoas que tiverem disponibilidade venham mesmo, pois mais que se divertir e comer bons pratos, essas pessoas vão ajudar na manutenção do projeto”, completou a voluntária.

Na Festa das Nações também ficarão expostos para comercialização móveis rústicos de madeira, feitos pelos internos da Comunidade Terapêutica Divina Providência – Foto: Denilson Paredes

A Comunidade Terapêutica Divina Providência fica localizado na BR-364, na saída para Pedra Preta, a cerca de 20 quilômetros da cidade e atende 32 internos por vez, que permanecem internados por um período de nove meses na Casa, sendo que mais de 300 já passaram pelo tratamento, dos quais cerca de 90 ficaram pelo período de nove meses e receberam alta, a maioria destes se reinserindo na sociedade. “Não dá para dizer que todos estão completamente livres da dependência e do vício, mas a maioria sim, pois além de tratamento e orientação, lá eles trabalham e aprendem um ofício. Eles não ficam ociosos, são tratados com respeito e, se não conseguimos recuperar todos, um só que tivermos conseguido ajudar já faz todo o trabalho valer a pena”, afirmou Wagner Gasbarro Nascimento.

Além das comidas típicas, as pessoas que forem ao evento poderão conhecer e adquirir os móveis rústicos feitos em madeira pelos internos da Comunidade Terapêutica. A Festa das Nações começa hoje (8) e se encerra neste sábado (9). Mais de 600 pessoas trabalharão voluntariamente no evento e a expectativa da organização é reunir cerca de 3.500 pessoas por noite. Mais uma vez será no Clube da Fundação Mato Grosso, localizado em frente ao Horto Florestal, abrindo as portas a partir das 19:30 horas, com encerramento previsto para as 22:30 horas. A entrada será paga e adultos pagarão R$ 75, o que dará direito a essa pessoa de comer à vontade de todos os pratos disponíveis no evento. Crianças até 9 anos não pagam e crianças entre 9 e 12 anos pagam R$ 30. Bebidas e doces serão cobrados à parte.

A culinária americana é uma das que estarão presentes na Festa das Nações, com seus diversos pratos típicos – Foto: Denilson Paredes

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here