O Maio Amarelo tem como objetivo trabalhar a temática do trânsito, como forma de reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito – Foto: Arquivo

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizará diversas atividades educativas e de prevenção de acidentes durante todo esse mês, como parte da programação do Maio Amarelo, que tem como objetivo trabalhar a temática do trânsito, como forma de reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito. Esse será o sexto ano que acontece o Maio Amarelo, que foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e ratificado pelo Brasil para reduzir o número de acidentes no trânsito, que mata muitas pessoas e causa muitos prejuízos para o Estado, principalmente na área da saúde pública.

De acordo com o chefe local do Detran, Rogério Cardoso, o objetivo do órgão é se integrar com outros órgãos e instituições ligados ao trânsito e realizar atividades de cunho educativo durante todo o mês. “Em todos os estados acontecerão atividades de educação para o trânsito, para que as pessoas adotem posturas mais responsáveis e seguras no trânsito. O nosso desejo é provocar nas pessoas a percepção de que o trânsito faz parte das nossas vidas e que nós decidimos se ele vai ser seguro ou não. O termo ‘amarelo’ usado na campanha remete ao sinal amarelo do semáforo, que quer dizer cuidado para os motoristas”, afirmou.

Em Rondonópolis, as atividades começam hoje (04), com uma palestra educativa na Escola Estadual Maria de Lima Cadidé, na região da Vila Operária. As atividades prosseguem no próximo dia 9, com uma blitz educativa realizada em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Secretaria Municipal de Saúde, voltada para os motoristas que trafegam na BR 364 e que contará com a distribuição de materiais educativos e orientações de saúde e de trânsito seguro.

A programação ainda incluirá uma palestra voltada para a comunidade acadêmica na UFMT, em data que ainda será marcada, por conta da paralisação de estudantes durante esta semana. A programação será encerrada com um grande passeio ciclístico, que será realizado em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis (ACIR) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

1 COMENTÁRIO

  1. Bela inciativa!

    Aires José Pereira é escritor com 15 livros publicados, prof. Dr. do Departamento de Geografia da UFMT – Campus de Rondonópolis, Membro pesquisador do NURBA, membro efetivo da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense e coautor do Hino Oficial de Rondonópolis, possuindo doutorado em Geografia Urbana pela UFU, Mestrado em Planejamento urbano pela FAU-UnB, especialização e graduação em pela UFMT – Campus de Rondonópolis.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui