5 dicas para preservar a sua coluna

133

familia-viajando-em-carro1

Já pensou se no momento da sua viagem, momento tão esperado, você sentir aquela fisgada na coluna? Isso acontece muito com quem resolve “levar a casa na mala de viagem” ou para quem passa muitas horas no trânsito sem ao menos dar uma esticada nos braços e nas pernas. Por isso, preste atenção nas dicas do ortopedista Rogério Vidal, especialista em coluna do Hospital das Clínicas, para não ter que encurtar a sua viagem de descanso.
Dica 1 – Atenção
com a postura
A falta de postura pode fazer você trocar o lazer pela sala de fisioterapia. Por isso, é importante ter cuidado com a postura durante a viagem tanto durante o trajeto quanto nos dias de descanso. Evite também fazer movimentos bruscos ou fora do que já está acostumado. Se a atividade for muito intensa, ela poderá gerar aquela dor incômoda de fadiga muscular que persiste por alguns dias e limita o lazer.
Dica 2 – Posição
do banco do carro
Fique atento a posição do banco enquanto estiver dirigindo. A distancia correta pode evitar dor nas pernas, braços e principalmente na coluna. O especialista comenta que é fundamental ajustar o banco do carro da forma correta. “É imprescindível corrigir a posição do banco, deixando a lombar totalmente apoiada. O banco não pode ficar nem muito para trás, nem muito para frente. Os braços não devem ficar totalmente esticados e tampouco muito dobrados limitando os movimentos”, explica o especialista
Dica 3 – Faça
alongamentos
Caso o trânsito esteja muito ruim e o tempo parado no trânsito for longo, o ideal é alongar pernas e braços, alerta Dr. Rogério Vidal. “O movimento simples de abrir e fechar as mãos pode melhorar a circulação no membro superior e acaba melhorando também todo o retorno do sangue e até a posição da coluna cervical”. Outro alongamento considerado fundamental para aliviar a tensão e as dores nas costas é a movimentação do pescoço. “Enquanto o carro estiver parado, o motorista deve movimentar o pescoço de um lado e de outro. Umas cinco vezes de cada lado é o ideal. Esse simples movimento já vai aliviar bastante a tensão”, explica o especialista. O mesmo vale para voos e trajetos longos de ônibus. Procure andar e mexer os pés durante o voo e descer nas paradas para caminhar um pouco.
Dica 4 – Cuidado ao carregar as malas
O peso da mala também é um grande vilão para a coluna e a viagem tão esperada pode ser interrompida pela falta de postura na hora de carregar peso ou abaixar para levantar a mala. “É preciso retomar a atenção com a postura. Evite sobrecarga de peso na mochila de viagem, não faça movimentos bruscos e dê preferência para as malas com rodinhas quando possível”, afirma Dr. Rogério Vidal.
Dica 5 – Comece já
o trabalho de prevenção
Alongar o corpo durante o dia e fazer caminhas são medidas que podem auxiliar na prevenção de dores na coluna. O especialista relata ainda que essas medidas simples podem também dar resultado quando os primeiros sintomas aparecem. “Primeiro é preciso que a pessoa se conscientize que o alongamento tem que fazer parte do dia a dia dela. Esse é um ponto fundamental para prevenir as dores. Lembrando que o alongamento deve ser feito antes, durante e depois do exercício, esforço”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here