O Papi (foto) e o Rnav são uma grande cobrança da sociedade local ultimamente, pois minimizarão os problemas com cancelamento de voos ou aterrissagem quando de condições meteorológicas desfavoráveis
O Papi (foto) e o Rnav são uma grande cobrança da sociedade local ultimamente, pois minimizarão os problemas com cancelamento de voos ou aterrissagem quando de condições meteorológicas desfavoráveis

Os sistemas de segurança que auxiliam as aeronaves nos pousos e decolagens, especificamente o Papi e o Rnav, ainda não têm previsão de entrar em operação no Aeroporto Municipal de Rondonópolis. A licitação de aquisição e implantação dos sistemas Papi e Rnav foi feita pela Prefeitura no dia 4 de abril deste ano, representando um custo de R$ 880 mil, mas o processo de homologação desses sistemas ainda não foi concluído. A garantia de instalação e funcionamento dessas tecnologias vem desde janeiro deste ano, quando foi registrado um incidente com uma aeronave da Passaredo.
Na verdade, o Papi e o Rnav são uma grande cobrança da sociedade local ultimamente, pois minimizarão os problemas com cancelamento de voos ou aterrissagem quando de condições meteorológicas desfavoráveis. A empresa vencedora da licitação para implantação dos equipamentos foi a Braxton Sistemas e Serviços, do Rio de Janeiro. O Papi, por exemplo, é constituído por um conjunto de luzes instaladas ao lado da pista, com o objetivo de auxiliar as aeronaves na aproximação com o solo. A instalação do Papi foi encerrada desde o começo de junho deste ano, restando a homologação do sistema.
Desde junho, a Prefeitura de Rondonópolis está à espera da conclusão dos procedimentos burocráticos visando garantir a operacionalização dos sistemas. Ontem (1º/8), o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Argemiro Ferreira, disse ao Jornal A TRIBUNA não ser possível dar um prazo para colocar em operação o Papi e o Rnav no Aeroporto Municipal, pois atesta que os procedimentos atuais são alheios à competência da municipalidade. Ele assegurou que os compromissos firmados pela Prefeitura, inerentes ao Papi e Rnav, estão todos concluídos.
Argemiro destacou que, em relação ao Rnav, falta apenas a publicação da homologação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Inclusive, informou que o Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv), da Força Aérea Brasileira (Fab), fez a inspeção no Aeroporto relativa ao Rnav, para confirmação dos pontos da carta cartográfica. No entanto, externou que falta a realização de novo voo do Geiv no local, agora relativa ao Papi, sem data marcada, bem como sua homologação e publicação pela Anac.
No começo do ano, algumas informações davam conta que o processo de homologação do Papi junto à Anac poderia demorar até seis meses, mas a municipalidade afirmou à época que seria um prazo menor. Com o começo da operação do Papi e do Rnav, a esperança é que os constantes cancelamentos de voos ou falta de condições de aterrissagem possam diminuir grandemente em Rondonópolis, bem como evitar prováveis acidentes aéreos.

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