O público-alvo da campanha são homens e mulheres a partir de 50 anos de idade
O público-alvo da campanha são homens e mulheres a partir de 50 anos de idade

No mês dedicado à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço, o “Julho Verde”, a Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (Apor), Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e secretaria Municipal de Saúde realizam hoje (16) no Centro Especializado de Apoio Diagnóstico Albert Sabin – Ceadas, próximo ao PA Municipal, o 2° Mutirão Julho Verde.
O mutirão acontece das 7h as 11h, mas as senhas para atendimento serão distribuídas das 7 às 8h. O público-alvo da campanha são homens e mulheres a partir de 50 anos de idade, tabagistas e pessoas que consomem álcool com frequência, com a presença de sintomas como feridas e/ou aftas na boca, rouquidão persistente e antecedentes familiares com câncer bucal e/ou câncer na laringe.
No atendimento, a população passará por consultas com médicos especialistas que atuam na ala oncológica mantida pela Apor, relacionadas a possíveis lesões na boca e problemas na laringe, com o auxílio de equipamentos específicos.
Pessoas que apresentarem suspeita de câncer serão encaminhadas para a realização de biópsia nos dias seguintes. Em 2015, na 1ª edição do mutirão do “Julho Verde”, 243 pessoas foram atendidas, sendo 100 homens e 143 mulheres.
Dos homens e mulheres atendidos, 73 eram tabagistas e 64 apresentaram queixas como feridas na boca, caroço no pescoço ou rouquidão. Os médicos realizaram 33 exames de laringoscopia e oito pacientes foram encaminhados para fazer biópsia nos dias seguintes.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here