Direto de Brasília

7

Palacio do Planalto - 22-07-14

AGOSTO
Muita gente, em especial os petistas e seus aliados, comemorou o fim do mês de agosto. Este é o mês que na tradição política brasileira traz mau agouro, já que ao longo da História brasileira muitos fatos desastrosos e trágicos aconteceram.

DIFICULDADES
Vide o suicídio de Getúlio Vargas e a renúncia de Jânio Quadros. Pois bem, agosto foi um mês difícil para a presidente Dilma Rousseff, mas, ao contrário do que muita gente imaginou, setembro não trouxe boas novas nos campos aqui de Brasília.

CRISES
Muito ao contrário. Para o governo a situação se agrava, nas crises política e crise econômica que se assevera à medida que a situação no plano internacional se deteriora. Mas são os erros do próprio governo que vão minando sua sustentação.

ROMBO
A apresentação de um projeto de Orçamento da União com um rombo de R$ 30 bi, dias atrás, desencadeou problemas que tiveram seu ápice no rebaixamento da credibilidade de pagamento do Brasil pela agência de risco Standard & Poor’s.

IMPEACHMENT
Não é por outra razão que o rebaixamento emulou os discursos dos oposicionistas, sobretudo, do senador Aécio Neves, e motivou a amplificação do pedido de impeachment pelos principais partidos da oposição: PSDB, DEM, PPS e Solidariedade.

APURAÇÃO
Para complicar a situação do governo, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, mandou investigar as contas de campanha da presidente e a maioria dos ministros do TCU está favorável à rejeição das contas de Dilma.

‘NÚCLEO DURO’
Enquanto isto, é na sua própria antessala que a presidente Dilma encontra um dos focos de incêndio mais graves de seu governo. Ainda não amainou as refregas entre o vice-presidente da República e o chamado “núcleo duro” do Palácio do Planalto.

MERCADANTE
O grupo é liderado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Aloísio Mercadante, autor da ideia de apresentar o projeto de orçamento com o tal déficit de R$ 30,5 bilhões, o que deu munição pesada para a artilharia da oposição contra o governo.

FORA
De outra sorte, comenta-se que aos poucos Dilma vai percebendo que tem a seu lado não um soldado competente, mas um pavão que vem lhe trazendo prejuízos em série. Por esta razão, a saída de Mercadante do governo já é dada como certa.

GPS MATO GROSSO
– Mato Grosso volta a ser destaque na safra de grãos que deverá ser, este ano, 8,6% superior à registrada em 2014, chegando a 210 milhões de toneladas.

– O volume deverá superar em 16,7 milhões de toneladas de 2014. A estimativa do IBGE, feita em agosto deste ano, mais que em julho, de 209 milhões de toneladas.

SOBE – O Brasil reduziu em 73% a mortalidade infantil em relação a 1990, segundo relatório da Organização Mundial de Saúde e o Unicef.

DESCE – A produção industrial recuou, de junho para julho, em oito dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

FRASE DO DIA
“Isso traz uma seriedade na contribuição para as campanhas, ou seja, nenhuma empresa pode ter uma contribuição tão maior que outras. Tanto as receitas quanto as despesas das contas de campanha deverão ser disponibilizadas em 72 horas para a Justiça Eleitoral colocar na internet e o cidadão conhecer a origem dos recursos e onde eles estão sendo gastos. Isso antecipa a análise das contas e também permite ao cidadão avaliar quem está financiando seu candidato, seu partido.”
Do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, ao analisar pontos da reforma política aprovada pela Câmara Federal.

LEIA MAIS :
www.jpmbrasil.com.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here