Vitamina D

De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2011, a vitamina D é um dos nutrientes dos quais a população brasileira mais apresenta carência.
Foi alertado no estudo que 99,6% dos homens e 99,2% das mulheres entre 19 e 59 anos têm níveis insuficientes de vitamina D, A, C e E, cálcio e magnésio no organismo. Os números foram também muito altos em indivíduos com idade superior a 60 anos e em crianças e adolescentes.
Mesmo sendo um país tropical, com sol na maior parte do ano, uma das principais causas da insuficiência é a baixa exposição ao raio ultravioleta. A Universidade Federal Fluminense identificou que seis em cada dez brasileiros apresentam níveis da vitamina D abaixo do recomendado por não tomar sol em quantidade necessária.
Além disso, segundo a pesquisa do IBGE, a dieta também é responsável por essa deficiência – as pessoas estão alimentando-se mais de alimentos ricos em sódio, açúcar e gordura, presentes em comidas industrializadas, processadas, fast food e pré-prontas.
Para mudar esse cenário, é necessário aumentar a ingestão de peixes oleosos, gema de ovo e cereais enriquecidos, por exemplo. Além de, é claro, tomar banho de sol sem protetor solar por cerca de 5 minutos, três vezes por semana. Porém, atenção para o horário: isso deve ocorrer entre as 7h e 10h da manhã, para não aumentar o risco de desenvolvimento de câncer de pele, assim como de envelhecimento precoce, manchas na pele e outras dermatoses causadas pelo excesso de exposição solar.
Os baixos níveis de vitamina D podem contribuir para o aparecimento de diversas doenças, como hipertensão, depressão sazonal, osteoporose e diabetes, por exemplo.

Referências
IBGE – Pesquisa de Orçamentos Familiares, divulgado em 2011 – http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pof/2008_2009_composicao_nutricional/pofcomposicao.pdf
Site Dr. Drauzio Varella – “Brasileiros sofrem com deficiência de Vitamina D por falta de exposição ao sol” – www.drauziovarella.com.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here