Direto de Brasília

1

Congresso nacional - 17-12-11

CONGRESSO
Em ano eleitoral, mais uma vez os trabalhos do Congresso Nacional poderão ficar prejudicados. Com apenas dos meses até as eleições, pouco poderá ser apreciado neste curto período que começa agora em agosto, com a volta do recesso branco.

RECESSO
Em verdade, o Congresso, pela Constituição, nem poderia ter entrado de recesso, já que muitas matérias que exigiam votações antes das férias ficaram sem apreciação. O jeitinho foi o tal “recesso branco”. Legisladores burlando a lei.

SANTANDER
O governo da presidente Dilma boicotou evento mundial que o Santander realiza no Rio de Janeiro. O boicote foi uma resposta ao comunicado do banco espanhol, que alertou sobre risco à economia caso a presidente seja reeleita.

REAÇÃO
Ainda na segunda (28), durante sabatina organizada por um jornal paulista, Dilma deixou claro seu descontentamento com a postura do banco, segundo ela uma interferência inaceitável na política brasileira.

SABATINA
A presidente Dilma (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) serão sabatinados na Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta (30), aqui em Brasília. Campos às 9h, Aécio às 10h30 e Dilma às 14h.

ELEITORES I
Araguainha, no Sudeste de Mato Grosso, é o menor colégio eleitoral do país, segundo o TSE, com 898 eleitores. Na outra ponta está a cidade de São Paulo, com 8.782.406 votantes e o título de maior colégio eleitoral municipal.

ELEITORES II
O perfil do eleitorado brasileiro foi divulgado ontem (29) pelo TSE. Os dados também mostram que o número de eleitores no País cresceu 5,17% nos últimos quatro anos, saltando de 135.804.433 votantes, em 2010, para 142.822.046.

ELEITORES III
Segundo o TSE, a maioria do eleitorado brasileiro é formada por mulheres, com 74.459,424 (52,13%), enquanto os homens somam 68.247,598 (47,79%). Em 2010, as mulheres eram 70.252.943 (51.82%) e os homens, 65.282,009 (48,07%).

MILITARES
Os militares continuam desafiando a Comissão Nacional da Verdade. Desta vez não se negaram a comparecer para depor, mas após pedir a saída da imprensa da sala de audiência pública, não responderam às perguntas dos membros do colegiado.

GPS MATO GROSSO

– O senador Pedro Taques (PDT) é o único de Mato Grosso no seleto grupo dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.

– Pelo quarto ano seguido, Taques é citado no ranking anual “Os cabeças do Congresso Nacional”, promovido pelo Departamento Sindical de Assessoria Parlamentar.

– Além dos “100 Cabeças”, o DIAP também divulga levantamento dos parlamentares que estão em plena ascensão, podendo estar futuramente na elite parlamentar.

– O deputado federal Nilson Leitão (PSDB) é o único parlamentar de Mato Grosso nesta lista.

SOBE – A queda da inadimplência do sistema financeiro, que corresponde às operações com atrasos superiores a noventa dias, para 3%.

DESCE – O massacre que Israel continua promovendo na Faixa de Gaza, ignorando todos os apelos da comunidade internacional para cessar a matança.

FRASE DO DIA
“Tem dois pesos e umas 19 medidas. Porque o mensalão foi investigado. Agora, o mensalão mineiro do PSDB, não foi. Quando foi o nosso caso, não pressionamos juiz, não falamos com procurador, não engavetamos o processo.”
Da presidente Dilma, falando pela primeira vez sobre o processo do mensalão.

LEIA MAIS :
www.jpmbrasil.com.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here