Direto de Brasília

1

inflacao

INFLAÇÃO
Segundo avaliação do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, a inflação deve manter-se resistente nos próximos trimestres, mas tende a convergir para a meta no futuro, se a taxa básica de juros, a Selic, não for reduzida.

JUROS ALTOS
Ou seja, segundo a ata da última reunião do Copom, em que manteve a Selic em 11% ao ano, não há viés de queda nas próximas reuniões. Ao contrário, no mínimo a taxa atual será mantida, podendo até aumentar.

OLIMPÍADAS
Terminada a Copa do Mundo, o Brasil já se prepara para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, daqui a dois anos. No Senado, a Comissão Especial que vinha acompanhando as obras da Copa promete voltar suas baterias agora para os jogos.

MEDALHAS
No âmbito do Executivo, o Ministério do Esporte já estabeleceu o objetivo de apoiar os atletas na busca pelo Top 10 no quadro de medalhas olímpico, com recurso adicional de R$ 1 bilhão no ciclo 2013-2016, do Plano Brasil Medalhas.

PROMESSA
O deputado Júlio Delgado (PSB-MG), relator do processo contra o ex-deputado André Vargas (PR) no Conselho de Ética da Câmara, disse que pretende votar o relatório sobre o processo durante o esforço concentrado da Câmara dias 5 e 6 de agosto.

ÍNDICE DE IDH
Em seu relatório do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), divulgado ontem (24), a ONU mostra que o Brasil teve ligeira melhora e subiu uma posição para o 79º lugar. O governo federal contesta este dado e afirma que a subida foi de 12 posições.

EXEMPLO
Apesar do dado contraditório, para ONU, as políticas públicas adotadas pelo Brasil, como o Bolsa Família, podem servir de exemplo para os países que querem evitar retrocessos em seus indicadores sociais.

‘DOIS PILARES’
Depois de anunciar que as reformas estruturais farão parte de sua campanha, agora o PT anuncia que o discurso eleitoral de Dilma terá “dois pilares”: “Consumo, emprego, salário e distribuição de renda de um lado, e programas sociais de outro”.

ARARATH
Fontes do Ministério Público Federal e da Polícia Federal aqui de Brasília confidenciam que a Operação Ararath entrará em sua sexta fase, abrangendo a investigação sobre empresários e políticos de Mato Grosso. Já tem gente de orelha em pé.

GPS MATO GROSSO

– O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, garantiu ao deputado Wellington Fagundes (PR) que cinco cidades mato-grossenses receberão Centros de Iniciação ao Esporte.

– Os CIEs serão construídos na capital, Cuiabá, e nas quatro principais cidades do interior: Cáceres, Rondonópolis, Sinop e Várzea Grande.

– Os Centros de Iniciação ao Esporte terão ginásios com capacidade para atender 3 mil pessoas por semana, em 13 modalidades esportivas.

– Rebelo explicou a Wellington que os CIEs, que já estão em fase de entrega de documentação e com recursos liberados, terão materiais de primeira qualidade.

SOBE – O crescimento da indústria naval brasileira, que, segundo o Ipea, vem crescendo média 19,5% desde 2000, atingindo cerca de R$ 149,5 bilhões.

DESCE – Ao mesmo tempo em que promove um massacre na Faixa de Gaza, Israel desrespeita os países amigos que discordam da sua carnificina.

FRASE DO DIA
“Li que o Brasil é um gigante econômico e cultural, e é um anão diplomático. Devo dizer que o Brasil é um dos 11 países do mundo que têm relações diplomáticas com todos os membros da ONU. Temos um histórico de cooperação pela paz e ações pela paz internacional. Se há algum anão diplomático, o Brasil não é um deles, seguramente.”
Do ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, em resposta às críticas da chancelaria de Israel.

LEIA MAIS :
www.jpmbrasil.com.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here