Equipe do PSF faz passeata de conscientizacao contra o tabagismo1 - 28-05-14 Equipe do PSF faz passeata de conscientizacao contra o tabagismo - 28-05-14

Em decorrência do Dia Internacional Contra o Tabaco (31/05), o PSF Luz D’Yara, na região da Vila Operária, promoverá nesta sexta-feira (30/05), a partir das 8h da manhã, a Passeata Contra o Tabagismo, em parceria com os setores da Educação e Saúde. A expectativa é contar nessa iniciativa com mais de 1 mil participantes.
A cirurgiã dentista Soraia Salman e a agente de saúde Norma Lima, ambas do PSF Luz D’Yara, estiveram ontem no Jornal A TRIBUNA para divulgação da passeata. Elas informam que estão previstas as participações de alunos das escolas estaduais Daniel Martins Moura e Sebastiana Rodrigues Souza, Unidade de Educação Infantil Carrossel, EMEI Machado de Assis, CRAS do Luz D’Yara e PSF Vila Ipê.
Conforme Soraia Salman, a passeata de amanhã faz parte de um projeto de sua autoria, denominado “Cigarro, apague essa ideia”. Desde março deste ano, palestras de conscientização contra o tabaco vêm sendo feitas em escolas e unidades educacionais da região. Em virtude do Dia Nacional Contra o Tabaco, em 29 de agosto, pretende na ocasião fazer outra passeata de encerramento do projeto.
A dentista explica que montou o projeto tendo em vista que as crianças estão sendo despertadas ao uso do cigarro cada vez mais cedo. Nessa realidade, explica que o seu propósito é conscientizar as crianças sobre os perigos do cigarro, com mais de 4.720 substâncias químicas, entre elas monóxido de carbono, a mesma fumaça emitida por carros, naftalina, formol, veneno mata rato, solventes, amônia e acetona. “O nosso intuito é mais do que assustar, é despertar as crianças a se preocuparem com outras coisas, como esportes, ter uma vida saudável…”, externou.
A passeata sai do PSF Luz D’Yara, na Rua Geraldo José de Almeida, segue até a Avenida Ponce de Arruda e, depois, entra na Rua Castelo Branco, encerrando na Praça de Vila Operária. Na passeata, a proposta é que cada turma das unidades educacionais participantes prepare algo para ser exposto à comunidade, como cartazes, faixas, alegorias e outros trabalhos. A intenção será levar à comunidade um alerta sobre o perigo do cigarro.
O PSF Luz D’Yara também oferece tratamento para fumantes. Mais informações sobre a passeata de amanhã pelo telefone (66) 3411-5165.

A cirurgiã dentista Soraia Salman e a agente de saúde Norma Lima estiveram ontem no Jornal A TRIBUNA para divulgação da passeata
A cirurgiã dentista Soraia Salman e a agente de saúde Norma Lima estiveram ontem no Jornal A TRIBUNA para divulgação da passeata

1 COMENTÁRIO

  1. Até entendo a boa vontade das moças, mas é necessário saber aonde começou e quem é que orienta essas campanhas. Lá em cima, o Paulo C Machado, falou muito bem, estou bem por dentro do assunto, é realmente eles são financiados pelo Michael bloomberg, ex prefeito da cidade de NY, que agora, foi varrido das urnas, e que sirva como exemplo as pessoas que organizam essas marchas, que lá na terra do Michael bloomberg, as crianças trabalham em lavouras de fumo, bem como, o país dele(EUA), não assinaram nenhum tratado sobre controle tabaco, ou seja, se reduzirmos aqui, eles simplesmente o farão. E querem ver, como é a REALIDADE??? vos passo a informação, isso sim, é realidade, é o que acontece no Brasil, leiam a matéria no seguinte> Site G1-30/04/2014 sob o titulo .’CONTRABANDO DE CIGARROS AO RS ATRAI ATÉ CRIMINOSOS E CRESCE 54% EM APENAS 1 ANO” Portanto, leiam a matéria toda, vejam como essas campanhas, apenas aumentaram o contrabando – a corrupção – a violência, e pior, talvez bem pior, quadriplicou o contrabando………………ESTÃO FUMANDO CADA VEZ MAIS E ….SEM IMPOSTO. Não se iludam com essas orietações da OMS, estão totalmente vivendo em outros mundos. Respeito as diferenças – respeito as individualidades é o que falta ao brasileiro.

  2. Enquanto se preocupam tanto (APENAS) com o fumo, outros poluentes estão no ar e ninguém diz nada: Escapamento de veículos, indústrias, poeira no ar, fumaça de queimadas… E depois a culpa é só do cigarro. SE eu fosse cuiabano, estaria assistindo essa passeata, com meu cigarro aceso.

  3. Mas como que as crianças podem estar sendo despertadas cada vez mais cedo para o uso do cigarro, com tantas fotos dos males que o fumo faz, estampados nos maços? Estarão implicitamente dizendo que são medidas inócuas? Além disso, a venda é proibida. Ah, e quando eu era criança eu vivia cercado de fumantes e propagandas de cigarros, e só comecei a fumar aos 17. E ainda assim só vim a me tornar fumante regular aos 21.

  4. Convido a essas pessoas, a fazerem caridade, vão na praça, falar aos alcóolatras – aos dependentes quimicos. Cigarro não entorpece ninguem, isso é uma falácia que partiu da OMS, pois muitos não fumam – outros não estão nem aí para o assunto – e com isso essa gente consegue viajar primeira classe – beber os melhores destilados – dormir melhores hotéis e fazer o showzinho deles mundo afora contra o cigarro. Falar mal do cigarro, só porque é moda no momento é fácil, quero ver é fazer campanha contra cachaça – tóxicos, isso eu quero ver. Nosso povo é muito sem noção, ora, cigarro? façam-me o favor, o mundo tá perdido, sempre fazem as coisas erradas.

  5. Eu acredito neste projeto conheco as pessoas que estão a frente. Também sou parceira, acontece que estou de licença para acompanhar minha mãe com sério problema de saúde. Internada no Hospital Santa Rosa em Cuiabá com diagnóstico de DPOC, causada pelo cigarro. Cigarro Vamos Apagar essa idéia.Estamos juntos nessa.

  6. Um adendo……. O STJ-Superior Tribunal de Justiça, forneceu liminar para continuar fabricando os mesmos…..detalhes do despacho do STJ….” A ANVISA, NÃO CONSEGUIU PROVAR GRAVES DANOS A SAÚDE DA POPULAÇÃO, A COLETIVIDADE E AO TESOUR PÚBLICO….”. Portanto, quando é para provar algo, não conseguem – o que fazem é fofocas – intrigas, colocando irmãos brasileiros fumantes contra irmãos não fumantes. Isso é um perigo para a sociedade brasileira, recentemente, um mulher morreu linchada, justamente por falsas ou induzidas informções. Abram o olho com essa gente proibicionista, que alega estar preocupada com saúde…é sempre assim que começam as ditaduras.

  7. QUE BOBAGEM….cigarro entorpece?? cigarro tira a pessoa do “EU” verdadeiro?. Chega a ser ridicula a atuação dessa gente, que caiu em conversas de antitabagistas. Enquanto isso, o alcool, tá levando os jovens ao suicidio e a internação hospitalar, o traficante tá vendendo drogas para as coitadas das crianças. Cigarro faz tanto mal, que nem a justiça mais aceita indenização a ex fumantes, inclusive, se orientando por laudo médico COMPROBATÓRIO. O cientista Aaron Wildavsky no livro Risco e Cultura, já alerta que os males do cigarro, são um enorme exagero, mesma opinião, tem o ex presidente da sociedade o cancer de NY, dr. Robert Madden, chamando inclusive os antitabagistas, como racistas ou antisemitas mesmo. Abram o olho, pois essas entidades antitabaco, são transnacionais e ganham dinheiro do Bloomberg dos EUA para falar mal do tabaco/fumo/cigarro brasileiros. Pedimos o povo, ficar alerta contra essas campanhas, que nada mais, fizeram até agora, foi triplicar o contrabando de cigarros, e aumentar as organizações criminosas no setor tabaco. Tem muita inverdade sendo espalhada sobre o cigarro. Abram bem o olho com essa gente proibicionista, que não tem compromisso nenhum com liberdades de escolha, individual e outro..olho muito vivo…

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here