Mulheres atingidas por vertigens e tonturas

“Para fazer o diagnóstico da causa da tontura é preciso uma anamnese detalhada para que, a partir daí, sejam feitos exames complementares dirigidos à possível causa”
“Para fazer o diagnóstico da causa da tontura é preciso uma anamnese detalhada para que, a partir daí, sejam feitos exames complementares dirigidos à possível causa”

Os níveis hormonais das mulheres crescem e diminuem durante o ciclo menstrual. No entanto, às vezes estas flutuações podem deixar o corpo fora de sintonia ou fazerem surgir outras doenças. Algumas mulheres têm enxaquecas, tensão pré-menstrual (TPM), sangramento intenso, cansaço ou tonturas e vertigens relacionadas aos seus ciclos – e existem muitas razões pelas quais uma mulher pode sentir tontura durante seu ciclo menstrual.

O equilíbrio corporal depende de informações sensoriais provenientes principalmente de três partes do corpo: dos olhos, dos receptores proprioceptivos, que são a pele, os músculos, tendões e articulações, e do labirinto. Essas informações são integradas, comparadas e processadas no sistema nervoso central.

“A tontura é o sintoma referido pelo paciente quando ocorre uma falha em um ou mais dessas informações”, explica a Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães, Otorrinolaringologista e Otoneurologista de Curitiba, PR. A tontura e a vertigem (tontura rotatória) podem ser sentidas devido a várias questões, como distúrbios metabólicos e hormonais – ciclo menstrual, menopausa ou gestação, por exemplo – ou doenças que alterem o equilíbrio hormonal no organismo feminino.

Cerca de 10% da população mundial sofre com alguma forma de tontura e, na mulher essa incidência é maior do que no homem, (diferença de cerca de 2:1). “Isso acontece porque, ao investigar todas as causas citadas que podem causar tontura, existem algumas que incidem apenas ou com maior intensidade nas mulheres”, explica Rita.

A médica explica que essa variação hormonal influencia no funcionamento do ouvido interno (labirinto), o que pode ocasionar ou agravar a tontura. “A retenção de sódio e água que ocorre no período menstrual pode levar a um quadro clínico semelhante à doença de Ménière – distúrbio complexo e progressivo no ouvido interno, cujos sintomas incluem tontura, vertigem, perda de audição e zumbido,” diz.

No climatério, período que antecede a menopausa, os sintomas de depressão, ansiedade e a osteoporose podem vir associados à vertigem e zumbido, que também é consequente da síndrome de Ménière. “A diminuição na produção de estrógeno pode ser responsável pelo aumento de danos vasculares, e o labirinto é muito sensível a estas alterações”, explica Rita.

Para fazer o diagnóstico da causa da tontura é preciso uma anamnese detalhada para que, a partir daí, sejam feitos exames complementares dirigidos à possível causa. É sabido que, sem nenhum tratamento, a melhora ou cura desses problemas ocorre em apenas 17% dos casos. O número aumenta para 40% de melhora quando tratados com placebo e para 85% dos casos com uma terapia combinada adequada. “Por isso é tão importante procurar um médico otoneurologista para tratar das tonturas e demais questões ligadas ao equilíbrio, nesta fase da vida, já que esse é um mal que pode acompanhar a pessoa por muito tempo se não for levado a sério e ter o tratamento correto”, conclui Rita.

Por Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães (CRM 9009), otorrinolaringologista, otoneurologista, mestre em clínica cirúrgica pela UFPR.

88 COMENTÁRIOS

  1. Ultimamente estou tonta com mal estar e sensação de tonturas e piora depois que eu como… N sei se e problema hormonal relacionada a TPM ou se e do estômago, estou muito aguniada com essa sensação, TBM estou um pouco acima do peso n sei se tem haver …

  2. Oi meu caso tenho tontura mal estar falta de apetite dor nas articulações falta de ar a ansiedade que parece que vou morrer nossa cada vez mais pior mas quando acaba minha TPM tudo volta ao normal mim ajude

  3. Olha tem 42 anos e de 02 anos para cá tenho muitas cólicas forte qdo fico menstruada cansada,falta de ar dores na articulação zumbido no ouvido tonturas meus exames estão normais só o colesterol q tá no limite só tenho q fazer uma transvaginal e uma mamografia.

  4. Olá meu nome e gessica tenho 21 anos,dia 6 de outubro de 2018 minha menstruação veio muito pouca,e com 18 dia apos a menstruação acaba fico com tonturas e enjoos e quando tento toma algum remédio mim dá um mal está está o meu caso

  5. Olá ja bem de meses fico menstroada parece que vou ficar loca,me ta ancia de vômito palpitação falta de ar um mal estar parece que vou morrer mês passado e esse mês (agora ) tô ruim fico boa so deitada.

  6. Olha me chamo Maria tenho 33 anos passei muito mal semana retrasada e fui no medico e ele disse que estou com uma crise de labirintite eu está a um dia de menstruar mas comecei a tomar um remédio chamado de fluxom percebi que depois que tomei minha menstruação veio apenas um dia e parou alguém sabe me dizer se foi por causa do remédio pois tenho certeza que grávida nao estou pois eu tomava anticoncecional estou muito preocupada pois nao consigo passar no medico pra saber o que está acontecendo alguém pode me ajudar por favor

  7. Ola estou passando por esses problemas ,fico tonta, e por isso muito nervosa, os meus exames estão com alteração hormonal , não faço reposição, gostaria de saber se essas tonturas são normais no período do climatério. E se alguma de vcs fazem reposição hormonal. Obrigada

  8. Olá sou Silvana tenho 42 anos, já fiz laqueadura e a mais ou menos um ano pra cá, comecei a ficar com a menstruação irregular, passo meses sem menstruar, depois vem e dá hemorragia, anemia.E de agora também sinto muitos sintomas estranhos, fico com muita tontura, dor de cabeça constante, mal estar, enjoo com ânsia de vômitos, sinto também um tremor terrível no coração, faço vários exames e não acusam nada, anda muito depressiva sem disposição para nada.E também muito preocupada. Já tomo remédios para ansiedade e depressão que o neurologista passou, mas preciso de um médico que trate esses sintomas terríveis que sinto.

  9. Comigo acontece assim:depois da menstruação, do nada,as vezes sinto como se meu rosto estivesse muito quente,a cabeça gelada por dentro e logo depois fico tonta.Aí fico nervosa e o coração acelera.Dá um vazio na barriga e só fico melhor deitada.É horrível. Tenho 46 anos.Pode ser o climatério?

  10. Tenho 45 anos, em outubro tive uma tontura tão forte, acompanhada de enjoo e palpitação e quase desmaiei, pensei que fosse um AVC, os otorrinos pediram otoneurologico, não deu Labirintite, até hoje não estou 100%, tomo o labirin, fiz exame de hormônios deu climatério, vou tentar fazer reposição hormonal, uma mais leve, mas um dos remédios me deu palpitação e sufoco, o doutor vai mudar a medicação, estou melhorando minha alimentação, com suco de limão alivia os calores, bebo muita água, percebi que não posso comer muito doce que dá mais tontura, abaixo e me levanto devagar, não faço movimento brusco com a cabeça, a partir daí só consigo dormir com dois travesseiros, de lado é melhor, quando dá tontura, sento com a coluna bem reta e o olho para um ponto fixo, respirando fundo, por uns 3 ou 5 minutos, aí melhora, tomo chá de camomila e Melissa para aliviar ansiedade e insônia, faço exercícios de respiração que ajuda muito, falta começar as caminhadas curtas, não é nada fácil porque acaba nos limitando um pouco, o jeito é ter paciência, procurar um médico e tentar o tratamento indicado após a descoberta do problema, espero ter ajudado …

  11. Oie Dra!!! Sempre tenho tonturas , menos quando não estou menstruada! Já fui em vários médicos e até hoje não melhorei !! Já tomei vários medicamentos e nada resolve o que devo fazer ???

  12. Ola.!pq
    Sempre sinto colica 3 antes da menstruacao e durante tambem.
    Mas esse mês foi diferente, mim sente meio tonta, falta de apetiti e com as pernas meio bamba. Sem contar que o sagramento estar com a cor vermelha muito fraca…
    Muito ruim isso…

  13. Comecei a tomar o Juliet devido a um mioma de 13 cm só que minha menstruação veio muito e com coágulos grandes, mudei e comecei o Primera 20 esta me dando muito enjoo e tontura, e minha menstruação continua com coágulos e agora dura de 10 a 12 dias!! Sou do Rio de Janeiro.

  14. Tenho 42 anos sinto todos esses sintomas confesso q estou assustada. Me sinto muito mal quando estou perto de mestruar . O que mais me incomoda é as pontadas no peito tontura e muita cólica. E a surdez e zumbido no ouvido eu pensava que seria por outro motivo se tiver um grupo de apoio quero entra

  15. Oiii , sinto tudo isso também mais outras coisas, O pior é que sinto quando estou para menstruar e piora na ovulação… estou esperando descer a menstruação, para tomar um medicamento que a minha médica passou o Primavit, ele contém óleo de primula ,a médica disse que ele aminiza muitos desses sintomas.

  16. Oi, tenho 46 anos, toda vez que é pra mestruação descer uns 4 dias antes parece que o mundo vai cair sobre mim.Sinto tontura, enjoo, dor de cabeça, ansiedade, medo,tremedeira nas pernas, e muito mais. Preciso de ajuda, será que já é a menopausa?

  17. Olá meu nome é Elisangela estou em período mestrual estou sentido muita dor de colica,hoje pela primeira vez sentir algo muito estranho,eu pequei água pra tomar o comprimido e quando levantei um pouco a cabeça senti uma sesaçao muito estranha fiquei com as vista muito confusa e os ouvidos parece que uma parte tava escutando e outra não parece até que eu estava perdendo a audição aí sentei na cama abaixei um pouco a cabeça respirei fundo aí tudo foi voutado ao normal,e eu acho que tudo tem a ver com a dor que sinto é muito intensa alguém pode mim ajudar.

  18. A possibilidade de está grávida mesmo tendo mestruada apesar que a mestruacao estava escura. Quando entrei num carro que senti o cheiro do perfume de um amigo fiquei enjoada com ansia de vômito de imediato provoque muito sinto muita tontura e até comida que gosto está sendo ruin amanheci logo com enjou escovar os dentes está sendo torturante posso está grávida

  19. Dias antes de ficar mestruada tive relações sexuais,fiquei mestruada mas o sangue estava mas escuro parou e voltou novamente estou sentindo muita tontura e enjou até de cheiros fortes de perfume comi algo que amo e fiquei enjoada com ansia de vômito posso está grávida

  20. Oi meu nome é Ana sinto tonturas a todo tempo de uns 3meses e a tontura e como se eu n tivesse o equilíbrio do meu corpo aí feito faço alguma coisa pra parar sinto isso a todo tempo !!!eu tomo anticoncepcional depois de 8meses e sinto tontura!! Oque e isso

  21. Bom dia Dra Rita estou pesquisando meus desmaios e nenhum médico até hj deu um diagnóstico pro meu caso…. Tenho desmaios na véspera da menstruação fiz todos os tipos de exames com neuro, otorrinolaringologista, ginecologista, endócrino, cardiologista e me até agora e já faz 3 anos e meio. Estou tomando oxcarbazepina que meu neurologista passou e só está aumentando a dose e meus desmaios continuam. Tenho um filho de 4 anos e isso começou após meus resguardo, meus cabelos caíram bastante e minhas unhas enfraqueceram. Sou de barbacena MG… Tem algum especialista que conheça aqui em juiz de fora ou bh que possa me indicar? Ou vc msm poderia me orientar o q fazer? Estou agoniada pois tive q parar c várias atividades minhas obrigada Úrsula

  22. ola tenho 35 anos , e toda vez que a minha menstruação estar por vi fico mal, tontura , sono , dores em todo corpo, ansiedade , nervosismo isso tudo de dois anos pra cá. Suspende o anticoncepcional pq comecei a sentir tudo isso mas continuou , o que devo fazer.

  23. Oi sou wilna tenho 38 anos, à dois meses venho sentindo tonturas, sensação de tremores, vou ficando pálida e os batimentos aceleram, sempre no período menstrual. Alguém pra me ajudar? Estou ficando preocupada…

  24. Preciso tanto de uma ajuda,o meu ciclo menstrual é sempre com muita pressão, já mediquei usando pílulas que me concederam no hospital,mas ainda sofro o que faço?

  25. Ah dois dias antes de menstruar passei mal a vista embaçou me deu suor gelado como a pressão abaixa é dor de cabeça e ânsia de vômito e muita tomtuta aí menstruação veio sem colica dessa vez só com dor nas Costa e pernas tenho 32 anos tenho três cesariana e uma laqueadura

  26. Boa noite pessoal!
    Todas as respostas; estão inseridas no texto. Isto acontece devido fatores hormonais; principalmente qdo está próximo ao ciclo menstruação e no climaterio. Cabe ao ginecologista passar o tratamento adequado. Geralmente é a base de hormônio, específico para casa paciente. Espero ter ajudado. Sou enfermeira há 9 anos.

  27. Toda vez que estou para menstruar tenho tanta tontura e vertigem que já cheguei a cair fica td rodando já está me atrapalhando no dia a dia isso começou DPA q tive filho ….. No começo eu achava que tava gravida novamente….. Pois os sintomas são

    Tontura
    Enjôo
    Vertigem
    Ânsia de vômito

  28. Olá me chamo juciene sinto tonturas e parece q vai me deixar louca ja faz um ano assim ja fiz varios exames e nada de uma hora pra outra fico aerea me dar logo nervoso

  29. Ola , meu nome é Maria tenho 44 anos e venho sofrendo de tonturas a vários anos , depois da minha menstruação as tonturas são frequentes , as vezes fico mas de um mês com tonturas,tenho ansiedade e depressão , já não sei o que fazer

  30. Ola sou Patricia tbm sofro de vertiges e déséquilibre falta de ar e esto ancontece quando esta para vir période faltam 2 semanas para vir e eu ja tenho corimento caqtanho ate acabar o période eu m sinto mal pode m ajudar

  31. Gisleine, tenho 20 anos e estou com essa tontura após a menstruação ter descido, fico tonta quando deito olhando para o teto, acho que está relacionado a ansiedade e com os hormônios da menstruação também, além do mais tenho pressão baixa isso contribui também.

  32. Boa noite, meu nome é Rosi tenho 47 anos, e sofro muito também com essas tonturas, meu ginecologista disse que estou na pré menopausa e isso causa muitos sintomas, tomei 6 meses de amytril pra ansiedade que ele me recomendou pq também da isso, ansiedade, depressão, e tomo duphaston pra controlar o ciclo que estava bem irregular, até minha pressão arterial altera para mais.
    São muitos os sintomas. Chega a dar medo, uma pressão no peito, angústia…
    Vocês também passam por isso ?
    Acho que deveria mos criar um grupo para falar nos sobre isso. Assim umada “força” pra outra, pq as vezes é horrível sentir td isso é ficar sem saber da onde vem,
    Bjs a todas.

    • Sinto tudo isso,o mal estar q tenho no peito lago esquerdo é q me angustia mais.Estou menstruada e com tanta fraqueza nos braços ebpernas.Tenho 47 anos e a monstra já faltou várias vezes.Medica já fala em sintomas da menopausa.As vezes parece a é algo mais grave

    • Tb sinto tudo isso nos mulheres poderiamos criar mesmo um grupo d insentivo e ajuda,pq os homens nao nos entende e acha que estamos ficando louca.

    • Estou passando pelo mesmo problema, tomo o labirin a pedido do otorrino, não fico sem me alimentar por mais de 3 ou 4 horas, me abaixo me levanto bem devagar, não faça movimentos bruscos com a cabeça, estou dormindo com dois travesseiros e de lado, quando dá tontura me sinto com a coluna reta, óleo para um ponto fixo e respiro fundo por 15 minutos, aí melhora, também estou no climatério, tomo suco de limão para aliviar os calorões e bebo bastante água, toma um chá de melissa e camomila para aliviar ansiedade e insônia, faço exercícios de respiração que ajuda muito, procuro não ficar muito agitada nem nervosa, faz mais de 3 meses que ainda estou com tontura, acabamos ficando um pouco limitada, também estou melhorando minha alimentação, falta começar a fazer caminhadas curtas, vou começar uma reposição hormonal leve, Espero que tenha ajudado …

  33. To sempre tonta a mais de 6meses me ajudem ja tomei remdios nada ate agora fiz exame mas o médico otorrinolaringologista disse que não era labirititi qual médico devo ir

  34. Tenho 32 anos a exatamente um ano tive uma cesariana e aproveitei para ligar, desde que tive o BB vim mestruar uns três meses atrás. Só que minha menstruação ficou mais forte do que era e também estou sentindo muita tontura, não sei o que fazer.

  35. Fiquei muito mal este mês, tive muitas tonteiras deixei até de sair.sem contar asdores nas pernas, enxaqueca, raciocínio lento, esquecimento e dores na barriga. Isso nunca tinha acontecido comigo, acho que foi por que tomei anticoncepcional e pílula do dia seguinte.

  36. nao sei mais oque fazer.tenho tonturas a mais de seis meses e nao existe remedio que faca parar. oque eu faço ;ajguem pode me ajudar por favor.ja tomei de tudo e nada adiantou.

  37. Meu nome e Paula ,uns 15 dias antes da data da minha menstruação tenho muitactontura,tenho umas alucinações rápidas na mente e suor, e meu braço e perna esquerdo adormecem ,isto dura uns 2 minutos e qdo passa eu fivo com o raciocínio lento ,e fico por uns 5 dias assim ,e as vezes fuco sem menstruarce as vezes menstruo me ajudem por favor

  38. Oi meu nome é Neusa sinto estas tontuta quando se aproxima o dia 27 de cada mês proximo a Tpm,fiz o ultimo exame da labirintite deu normal,acho que também me atinge a coluna cervical,incha a barriga me da mal estar eo desequilibrio aparece doi as costas geralmente um dia.Consultei psiquiatra tomei ansiolitico e com Neuro tomei para enchaqueca,Otorrino me deu para tontura receita.Será que é doença de Menieri minha idade 46 anos.

  39. Oi meu nome é Neusa sinto estas tontuta quando se aproxima o dia 27 de cada mês proximo a Tpm,fiz o ultimo exame da labirintite deu normal,acho que também me atinge a coluna cervical,incha a barriga me da mal estar eo desequilibrio aparece doi as costas geralmente um dia.Consultei psiquiatra tomei ansiolitico e com Neuro tomei para enchaqueca,Otorrino me deu para tontura receita.Será que é doença de Menieri.

    • Estou bem assim, indo em médicos e procurando uma resposta, tenho 34anos e uns 13 dias antes de vim tenho estes e mais sintomas e quando vem passa tudo fico ótima com muita energia por uns 17 dias ? aí começa tudo novamente é o 3º mês.

  40. Meu nome é Lidiane tenho 32 ano. tenho ficado com to tura direto toda vez que eu to sentada ou deitada se eu levantar eu fico muito tonta e oriviu. oq eu faço?

  41. tenho 50 anos ainda sangramentos todo mes,mais tenho muitas tonturas, e cosseira no ouvido,muito enjoou contaste mente tomo vertiz mais so melhora,nao passa nao sei mais oque fazer.

  42. Estou na menopausa e sinto muita tontura. Foi ao genecologista e ela me pssaou vertizine d. tomei uma caixa e senti melhor. Agora voltei a ter tonturas de novo. Terei que continuar a tomar o medicamento novamente?

  43. Tenho 50 anos e nos últimos meses tenho estado a sentir tonturas e zumbido, principalmente quando se aproxima o período estrumal.Ando preocupada com isso que fazer?, temporariamente me acontece, não consigo fazer nada quando surge, apenas descansar por uma ou duas horas e passa.

  44. Toda vez que estou para ficar menstruada tenho tonturas só que tudo acontece fui na genicologista e ela me disse que estava na menopausa ai estava gravida, tive um aborto apareceu miomas e tudo isso e normal, o que fazer para controlar essas tonturas pois profissionais aqui na baixada santista e dificil e fico na maior confusão como devo prosseguir. grata patricia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here