Custos de produção do milho safrinha em destaque

2
Custo de produção do milho convencional em cultivo consorciado  com braquiária é ligeiramente superior ao do milho convencional em cultivo solteiro
Custo de produção do milho convencional em cultivo consorciado  com braquiária é ligeiramente superior ao do milho convencional em cultivo solteiro

O planejamento do processo produtivo da cultura de milho safrinha nas propriedades envolve decisões relacionadas a qualidade das sementes e insumos utilizados, tratos culturais e questões climáticas, dentre outros aspectos. Para orientar e fornecer informações que contribuam para a tomada de decisão dos produtores rurais sobre o cultivo de milho, a Embrapa Agropecuária Oeste faz orientações sobre a viabilidade econômica da cultura do milho safrinha.
“O custo de produção do milho convencional em cultivo consorciado  com braquiária é ligeiramente superior ao do milho convencional em cultivo solteiro. No entanto, maiores benefícios serão observados na safra seguinte com o aumento de produtividade da soja cultivada sobre a palhada da braquiária, podendo atingir até 11,8% na produção de grãos”, explica Alceu Richetti.
O custo de produção do milho safrinha convencional consorciado com B. ruziziensis foi estimado em R$ 1.544,13, base Mato Grosso do Sul. Os custos desembolsáveis correspondem a 66,7% do total de produção, atingindo R$ 1.030,43. Dos insumos utilizados no processo produtivo do milho consorciado, o fertilizante apresentou o maior impacto, correspondendo a 19,2% do custo total. A semente representou 18,3% e os inseticidas, 4,3%.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here