JPM Brasil

1

SANGUE NOVO
O advogado Almino Afonso Fernandes, de Mato Grosso, foi escolhido, juntamente com o advogado Adilson Gurgel de Castro (OAB/RN) para representar a OAB no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A escolha ocorreu em sessão extraordinária do Conselho Federal, em Brasília.
DIPLOMA
O presidente da Fenaj, Celso Augusto Schröder, se reuniu com o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, para requerer o apoio do Conselho Federal da OAB à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de autoria do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), que restitui a exigência de formação específica e do diploma para o exercício do jornalismo. Outra PEC com mesmo teor, foi aprovada na CCJ da Câmara dos Deputados. A OAB ainda não se posicionou sobre a matéria desde que o Supremo Tribunal Federal afastou a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista.
ENTRAVE
Uma extensa fila formada por 14 medidas provisórias aguarda votação no plenário da Câmara esta semana. Entre elas, está a que prevê novas regras para a segunda fase de uma das principais vitrines do governo federal, o programa Minha Casa, Minha Vida. No Senado, as atenções devem se voltar para a MP que autoriza o empréstimo de R$ 20 bilhões para a construção do trem-bala para ligar São Paulo ao Rio de Janeiro. Caso não seja votada até sexta-feira (15) perderá a validade.
AEROPORTOS
A Comissão de Viação e Transportes vai realizar audiência pública, em data a ser definida, para discutir o plano de investimentos da Infraero para os próximos quatro anos. Também será debatido na audiência o cronograma das obras nos aeroportos brasileiros para a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016. O debate foi proposto pelo deputado Rodrigo Garcia (DEM-SP).
LIBERADOS
Apesar de, por lei, terem o direito de voltar ao trabalho, Leonardo Bandarra e Deborah Guerner não devem aparecer tão cedo no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. O ex-procurador-geral entrará em férias. Já a promotora apresentará atestado médico, alegando não ter condições de retornar à função. Ambos são acusados de envolvimento no esquema desvendado pela Operação Caixa de Pandora. O julgamento dos dois começou na última quarta-feira, quando foi pedida a pena máxima de demissão, mas foi interrompido por um pedido de vista e será retomado apenas em 17 de maio.
DEBATE QUENTE
O governador Silval Barbosa (PMDB) retoma as atividades com uma extensa agenda de compromissos no Palácio Paiaguás, incluindo prevista reunião com os deputados estaduais. Entre os principais pontos da pauta do encontro está o projeto que altera o regime de gestão da Agecopa que conta com simpatia de Silval e o sistema de transporte a ser adotado pela agência, na polêmica entre o BRT ou VLT, como defende o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP).
CACIQUISMO
O senador Pedro Taques (PDT-MT) reagiu à aprovação do sistema proporcional com lista fechada pela Comissão Especial da Reforma Política no Senado, da qual ele faz parte. Taques considera que o sistema aprovado tem vantagens e desvantagens. Entre às desvantagens, alerta para o reforço do que ele chamada de “caciquismo político” que, na prática, daria aos dirigentes partidários o poder de escolher quem vai ficar nos primeiros lugares nas listas de candidatos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here