Ei, adolescentes!

0

Hoje, sem sombra de dúvidas, computador com internet é, para a maioria dos adolescentes, um item indispensável. Não só para eles, inclusive para os adultos. É incrível como dependemos destas ferramentas. No entanto, queremos chamar a atenção, especialmente dos adolescentes, para vivermos mais o mundo real, pois a vida é muito mais do que o computador. Ao passar em frente a algumas Lan House pude constatar que a maioria de seus clientes são jovens e adolescentes. Não é sem razão que os brasileiros bateram o recorde em navegação na internet, mesmo que mais da metade da população não tenha computador. Muitos estão ali, na Lan House, para jogar vídeo game, acessar na internet e talvez, alguns ainda para fazer trabalhos escolares do tipo “copia e cola”.
A internet hoje funciona como “tábua da salvação”? Claro que não estou condenando a utilização destes recursos que a internet proporcionam, mas o que preocupa é a maneira de como é utilizado. Por exemplo: fazer  trabalhos escolares tendo como base o “copia e cola” apenas leva o aluno a enganar a si mesmo, pois ele não aprende quase nada.
A internet pode ser usada para pesquisa sim, mas atenção: como há muitos conteúdos interessantes, nem tudo o que está ali é digno de absoluta confiança. Nada substitui a leitura, o livro e a enciclopédia.  Outro aspecto que chama a atenção é o tempo que se gasta em frente ao computador nas “salas de bate-papo”. Gastam-se horas conversando virtualmente com alguém e por outro lado, não diz um bom dia, um como vai? Ou como foi o seu dia hoje? Para o pai, para mãe, para amigo que está ao lado.
Valoriza-se muito mais o diálogo virtual com pessoas distantes do que o diálogo real com a família.
Mas, no entanto, o computador é um importante meio para pais e filhos, ou mesmo amigos se comunicarem à distância. Tudo depende da maneira como utilizamos este meio de comunicação.
Além do computador… O mundo virtual é fascinante, mas não se compara ao mundo, ao meio onde vivemos. Eu diria que os adolescentes “fissurados” por internet devem ser ajudados a redescobrir o mundo além do computador. No mundo virtual, podem ficar deslumbrados com pessoas de outros países, mas nada se compara à beleza do lugar onde mora e o fato de estar ao lado de amigos.
O adolescente precisa encontrar novamente o prazer de praticar esportes, de encontrar-se com os amigos, de passear, de sentar na sala e conversar com os pais, de participar de grupos juvenis.
Os jovens e adolescentes precisam saber que a tecnologia está ai para lhe ajudar em seu crescimento, não escravizá-lo e aprisioná-lo numa sala em frente a uma máquina.
A internet ajuda a abrir novos horizontes. Foi uma das grandes invenções do século passado. A internet é como o fogo, se não for bem manejado queima e a internet também se não for bem utilizada traz sérios prejuízos e danos a si mesmo e aos demais.
(*) Josefa Mundo Alves, graduada em Pedagogia – Licenciatura-Plena, Educadora de Ensino Fundamental e Médio na E. E. Antonio Ferreira Sobrinho – Jaciara

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here