O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, na condução dos trabalhos da 1ª Oficina de Contratualização do Estado de Mato Grosso, destacou que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) tem buscado, durante a sua gestão, aumentar a quantidade de alternativas para desburocratizar a gestão da Saúde e que a contratualização se apresenta como um instrumento para alcançar esse objetivo.

“O objetivo é que a 1ª Oficina contribua para o alinhamento de entendimentos únicos entre a União, o Estado e os Municípios de modo a que esse instrumento, a contratualização, possa ser usada como ferramenta de trabalho na busca de melhores técnicas de gestão e, consequentemente, na ampliação da oferta de serviços”, disse o Secretário ressaltando ainda a participação no evento, de representantes de instituições de controle, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público Estadual (MPE) que, segundo Augustinho Moro, “pode contribuir para a formatação dessa contratualização”.

O secretário-adjunto de Saúde, Victor Rodrigues, lembrou que Mato Grosso abriu os primeiros processos de contratualização com o Hospital Geral Universitário (HGU) e o Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM) e que essa 1ª Oficina surgiu como um ideal da Superintendência de Atenção à Saúde para dirimir dúvidas e agregar valor ao projeto.

Para Victor Rodrigues a 1ª Oficina de Contratualização contribuirá para consolidar o processo de operacionalização da Atenção à Saúde regional e será de auxílio aos gestores municipais que alcançaram a condição de plenos na gestão da Saúde por terem aderido ao Pacto Pela Saúde.

Esses municípios têm a liberdade de escolher melhor seus prestadores de serviços, ou seja, se o município gestor pleno não possuir, por exemplo, serviço de atendimento cardiológico este poderá buscar referência próxima a ele ou onde tiver atendimento desse tipo de serviço.

O evento está acontecendo no Hotel Fazenda Mato Grosso e tem como objetivo oferecer conhecimento básico de aspectos práticos e relevantes sobre a contratualização no âmbito do Estado. Foram convidados para a capacitação gestores municipais, representantes dos Escritórios Regionais de Saúde, dos hospitais contratualizados e técnicos da Saúde envolvidos no processo de contratualização.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here