O perito criminal da Politec de Rondonópolis, Válter Joaquim dos Santos e o professor doutor Manoel Messa tiveram seus trabalhos de pesquisa científica inéditos, na área de documentoscopia, reconhecidos pela Comissão Científica da Associação Brasileira de Criminalística (ABC) e pela “Sociedad Internacional de Peritos En Documentoscopia”. Eles foram convidados a expor o trabalho no X Seminário Nacional de Documentoscopia, “V Congresso de La Sipdo” – Sociedad Internacional de Peritos En Documentoscopia e II Seminário Brasileiro de Perícia Contábil, em Porto Alegre (RS).

[inspic=27593,right,fullscreen,200]Os rondonopolitanos pioneiros nessa área de estudos desenvolveram um trabalho com o título “Documentoscopia: o Uso dos Recursos do Editor de Texto na Identificação de Alterações e Fraudes Documentais”, o qual foi reconhecido pela Comissão Científica da Associação Brasileira de Criminalística como um trabalho inédito e o mesmo deverá ser apresentado durante os citados congressos, no Hotel Embaixador, entre os dias 10 a 14 de novembro próximos em Porto Alegre (RS).

Na verdade, trata-se do maior evento técnico-científico da área de perícias em documentos do país e neste ano ocorrerá em conjunto com o V Congresso de LA SIPDO – “Sociedad Internacional de Peritos em Documentoscopia”, onde personalidades internacionalmente destacadas na área de perícias em documentos serão os palestrantes. O congresso vai reunir representantes de países como França, Estados Unidos, Argentina, Paraguai, Venezuela, México, Peru, Panamá, Colômbia, Uruguai e Espanha, além dos grandes nomes nacionais.

FRAUDES DOCUMENTAIS

[inspic=27581,right,fullscreen,200]Os autores irão apresentar um trabalho científico do gênero “Estudo de Caso” relativo ao exame pericial com a utilização dos recursos do Editor de Texto para a identificação de alteração nas descrições de um contrato da espécie “Instrumento Particular de Compromisso de Compra e Venda de Frações Ideais de Imóvel”.

Com este trabalho, os pesquisadores sugerem e colocam à disposição dos Peritos Documentoscópicos mais uma ferramenta para ser utilizada na detecção de alterações em textos impressos em documentos. Os recursos do editor de texto podem ser utilizados em documentoscopia para reprimir as fraudes documentais, pois é sabido que a maior parte das edições documentais da atualidade é produzida por Editores de Texto e, aos olhos do leigo, a formatação, os ajustes do texto ficam imperceptíveis, contudo é preciso que o “expert” conheça os recursos desta ferramenta e que auxilie na identificação das alterações agregadas aos documentos.

1 COMENTÁRIO

  1. É pouco dizer parabéns pelo trabalho realizado. Só quem pesquisa sabe o quanto é trabalho encontrar soluções para facilitar o trabalho das pessoas em especial na área criminal. Posso confessar o tenho como exemplo no que tange conhecimento.

  2. Faço das sabias da palavras da Rosi as minhas. Fico orgulhoso dos homens sábios e mais ainda quando estes estão no nosso meio. O Jornal A TRIBUNA está de parabéns pela reportagem, pois dessa forma, a comunidade passou a conhecer a pujança científica ativa que está aqui na cidade de Rondonópolis. O compartilhar desses sábios, merecem o apoio e o incentivo da sociedade local. Parabéns e continue.

  3. Parabéns Valter e Manoel. Fui sua colega no mestrado na UTIC. Fico muito feliz em saber que você se tornou um grande pesquisador e segue o caminho do conhecimento dividindo-o com outros. Essa é a verdadeira qualidade de um sábio, saber ensinar aprendendo e aprender ensinando.

  4. Caros colegas Valter Joaquim e Manoel Messa, há não muito tempo atrás, coisa de menos de duas décadas, começavamos a vislumbrar que seria possível termos também em Mato Grosso uma Perícia Oficial Criminal que pudesse estar realmente a serviço da comunidade, apresentando resultados de caráter técnico e científico, voltados ao esclarecimento de inúmeros casos criminais, cuja prova material se torna imprescindível e quase sempre inquestionável, em face da fragilidade das demais provas previstas no processo penal brasileiro. Muitos, achavam que isso jamais seria possível e poucos tiveram a coragem de agirem, de fazer a sua parte, para que nesse curto espaço de tempo, tal sonho pudesse se tornar realidade. Parabéns pela perseverança e dedicação, o reconhecimento pelos seus esforços farão que seus nomes sejam indelevelmente gravados na história da criminalística mato grossense.

    (No verde, a esperança! Meio Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho)

  5. Olá Dt. Manoel Messa. fico muito feliz em ver que os nossos amigos de estudos do Doutorado estão dando continuidade as suas pesquisas, e assim contribuindo com o crescimento científico necessário ao nosso pais.
    Novamente, parabéns.

  6. Meus caros amigos Dr Valter e Dr. Manoel… Meus Parabéns pelo trabalho !!!!

    Sei que esse e outros trabalhos que ainda virão, com certeza são frutos da dedicação, persistencia, criatividade e de muito estudo, e que provavelmente não tenha contado com o devido apoio dos orgãos governamentais. e/ou de pesquisa…mas…é isso….Continuem produzindo…Um grande abraço…

  7. Parabéns aos peritos Mestre Valter Joaquim dos Santos e Doutor Manoel Messa pelo trabalho, pois é de pessoas com a capacidade destes dois profissionais que Rondonópolis precisa, para demonstrar a todos que nossa cidade tem pessoas qualificadas e profissionais que se pode sentir orgulho de conhecer. Rondonópolis está de parabéns por ter profissionais desta competência que elevam nosso nome internacionalmente, fica aqui meu respeito e abraço a estes “profissionais nota 10” que deveriam ser reconhecidos e homenageados também por nossa Prefeitura.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here