A Polícia Judiciária Civil prendeu ontem cinco acusados de danificar equipamentos de retransmissão de canais de quatro emissoras de televisão – SBT, Bandeirantes, TV Centro América e Rede Record – do município de Jaciara. A operação policial batizada de “Censura” foi desencadeada pela Delegacia Regional de Polícia de Rondonópolis.

As investigações conduzidas pela Delegacia Municipal de Jaciara identificaram cinco suspeitos e um menor pela ação criminosa iniciada no dia 2 de outubro, que deixou a cidade sem a programação das quatros emissoras durante os últimos dias do pleito eleitoral.

De acordo com a polícia, foram presos Antônio Lopes Carvalho de Siqueira, 57 anos de idade, conhecido também por “Antônio Chapéu”, Geraldo Lopes Siqueira, 51, o “Geraldo Chapéu”, Jefferson Rodrigues dos Santos, 27, o “Chumbinho”, Josinei da Silva Shimitz, 19, e um adolescente de 17 anos foi apreendido.

Um sexto suspeito é procurado pela polícia. Trata-se de Antônio Marcos Lopes Carvalho, 36, apontado como o responsável pela contratação dos cinco.

Para o delegado regional Jalles Baptista da Silva, as investigações concluíram que o ato de vandalismo teve motivação política já que no dia 2 de outubro uma pesquisa eleitoral seria divulgada e debates estavam programados. “Tudo indica que era para prejudicar a veiculação da propaganda eleitoral”, analisa Jalles.

Os seis acusados estão com mandado de prisão temporária (30 dias) decretado pelo juiz da 14ª Zona Eleitoral, Júlio César Molina Monteiro. Segundo os presos, R$ 1 mil seria pago pela destruição dos equipamentos, mas o pagamento não chegou a ser efetivado.

Os presos vão responder por ameaça, lesão corporal, constrangimento ilegal, porte ilegal de arma de fogo, dano qualificado, formação de quadrilha e crimes eleitorais. O delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, de Jaciara, explicou que os crimes são continuados, pois iniciaram em 21 de setembro seguindo até o início de outubro. “Eles vinham intimidando o eleitorado da cidade. O inquérito está investigando todas as ações praticadas nesses dias”, disse.

Os vândalos usaram um machado para danificar cabos, aparelhos receptores e de transmissão de sinal dos canais de televisão. Na cidade de Juscimeira, equipamentos de transmissão da TV Bandeirantes também foram furtados.

Peritos criminais ainda não finalizaram o laudo pericial que vai apontar a quantidade de equipamentos danificados e prejuízo causado. Estima-se que os estragos vão gerar mais de mais de R$ 500 mil de prejuízos aos veículos.

De acordo com o delegado, cerca de 20 policiais civis da Regional de Rondonópolis e da delegacia de Jaciara participaram da operação.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here