[inspic=24248,right,fullscreen,200]O Governo do Estado realiza nesta quinta-feira (28) uma reunião para discutir o Trabalho Decente em Mato Grosso. Marcada para às 16h, no gabinete do governador Blairo Maggi, a reunião contará ainda com a presença da diretora nacional da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Laís Abramo, e mais dois assessores, além da assessora da Secretaria de Trabalho e Emprego da Bahia, Tatiana Dias Silva, que participou da construção da Agenda do Trabalho Decente naquele Estado e vem representando o secretário da pasta, Nilton Vasconcelos. O encontro é voltado ainda para representantes de empregadores e trabalhadores.

No mesmo momento serão empossados os 12 secretários que compõem o Comitê Estadual do Trabalho Decente, criado através do Decreto nº 1494 de 31 de julho de 2008. O Comitê integra representantes das Secretarias de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Desenvolvimento e Turismo (Sedtur), Meio Ambiente (Sema), de Fazenda (Sefaz), Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), Desenvolvimento Rural (Seder), Comunicação Social (Secom), de Educação (Seduc), Saúde (SES), Ciências e Tecnologia (Secitec) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

“Esta será a primeira reunião com a presença do governador Blairo Maggi, ocasião em que o Estado irá manifestar seu posicionamento com relação ao Trabalho Decente. A reunião que tivemos no último dia 19 de agosto foi mais técnica. Nosso objetivo agora é caminhar para a elaboração da Agenda, que deve ser concluída até o início de 2009, sendo que até 2015 o intuito é já mensurar os resultados”, destacou o secretário-adjunto de Assistência Social da Setecs, José Rodrigues.

REUNIÃO

No dia 19 de agosto uma reunião técnica foi realizada em Cuiabá entre a OIT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e o Governo do Estado. No encontro, foi explicado o conceito de Trabalho Decente e debatidas possíveis atividades para a implantação deste conceito modelo, que respeita o trabalhador em sua plenitude. Mato Grosso é o segundo Estado brasileiro a assinar este acordo com a OIT na busca de uma melhor qualidade de vida para os trabalhadores, erradicando possíveis focos do trabalho escravo e infantil.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here