A educação física na formação do indivíduo

447

A Educação Física é uma ciência multidisciplinar que busca aprimorar e preservar a saúde do ser humano, por meio do estudo e de atividades físicas específicas.
O Objetivo principal dela é desenvolver o indivíduo de forma integral, levando em consideração a sua saúde. Ressaltamos que saúde não é simplesmente a ausência de algumas doenças ou enfermidade e sim o estado de completo bem-estar físico, mental e social do ser humano.
As atividades físicas, os jogos, os esportes e dança são meios utilizados pela educação física para atingir a sua meta – a saúde do ser humano.
Muitas pessoas freqüentam academias e clubes para melhorar sua forma física, sua estética corporal. Essa atitude não é incorreta, mas é necessário pensar nas atividades físicas como uma forma de aprimorar suas condições de vidas, e não somente como um meio de se tornar mais elegante.
Os exercícios físicos auxiliam no funcionamento dos órgãos, aumentam a capacidade cardiorrespiratória, melhoram o envio de ondas cerebrais e reduzem o nível de estresse, entre outros benefícios para a saúde do ser humano. Assim, uma pessoa que se exercita terá maior possibilidade de viver com mais disposição e saúde.
A educação física foi feita para todos. Cabe a cada um procurar o exercício adequado as suas necessidades e possibilidades e praticá-lo regularmente, lembrando-se sempre de consultar um especialista antes de iniciar uma prática de atividades físicas mais elaboradas.
A caminhada é uma das atividades mais praticadas, pois não impõe limites de idade nem exige habilidades específicas; basta andar. Uma caminhada de trinta a sessenta minutos por dia, no mínimo três vezes por semana, é suficiente para aprimorar suas condições físicas desde que esteja associada a uma boa alimentação e uma boa hidratação – antes, durante e ao final do percurso. Também é importante vestir-se adequadamente (com tênis, roupas leves e boné).
Sempre que pensar em realizar uma atividade física, o praticante deve fazer um aquecimento. Ele promove a descontração muscular, o alongamento dos feixes musculares e a preparação psicológica para os exercícios a serem realizados. Além do bom aquecimento, devem-se utilizar roupas leves e confortáveis, tênis e meias de algodão.
Todos os seres humanos devem praticar exercícios físicos e ter bons hábitos alimentares, só assim terão condições de melhorar sua qualidade de vida.

(*) Cristiano Folley Julio Queiroz é acadêmico do 1º semestre de Educação Física “A”, noturno da UESP-FAIESP