Após participar de reuniões com importadores de carne e parlamentares da União Européia em Bruxelas, na Bélgica, o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, anunciou ontem (17) que se reunirá com a cadeia produtiva de carnes e representantes de frigoríficos mato-grossenses para discutir a melhor forma de atender às exigências do mercado europeu. A reunião será no dia 29 de outubro, em Cuiabá, organizada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).

A proposta é mostrar aos produtores mato-grossenses a importância de se investir na qualidade da carne, controle sanitário e fazer as coisas de forma correta e transparente. “Se Mato Grosso quer continuar a ser um grande produtor e exportador de carnes, e ter seu produto reconhecido no mercado internacional todos temos que fazer a nossa parte. O governo tem que fazer a parte dele e o setor produtivo a sua”, destacou o governador.

Blairo Maggi e comitiva se reuniram, ontem com importadores de carnes durante almoço na Embaixada Brasileira na sede da Comunidade Européia. Na conversa foram tratados assuntos como rastreabilidade, sanidade animal, volume de fornecimento de produtos, participação dos mercados brasileiro e mato-grossense na Europa. Uma das preocupações é com a origem do boi. Se por exemplo, não estão comercializando a carne de animais de região afetada por aftosa e misturando com outros.

O governador reforçou o convite aos importadores para que venham a Mato Grosso e conheçam a forma de produção e os frigoríficos. “Eu disse que eles não precisam ficar acanhados e que podem nos fazer visitas surpresas no momento que quiserem. Cheguem de manhã em Cuiabá, me avisem que querem ir a algum lugar e nós providenciaremos”, comentou.

Segundo Maggi existe uma desconfiança de que ao avisar sobre a vinda da missão oficial haja uma ‘maquiagem’ e escondam a realidade. “Mato Grosso quer transparência nas suas atividades, eu disse aos europeus que podem ficar absolutamente à vontade”

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here