Próxima safra já mobiliza produtores

0

Com o objetivo de divulgar os últimos resultados de pesquisa sobre a cultura do algodão e de difundir informações ligadas ao sucesso da atividade, a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), realizará a partir de primeiro de outubro, nos principais municípios produtores de algodão de Mato Grosso, o “Fundação MT em Campo: É Hora do Algodão 2007”.

[inspic=12224,right,fullscreen,200]Durante uma semana, a equipe técnica formada por pesquisadores da Fundação MT e de outras instituições de pesquisa e entidade de classe levará para os produtores de norte a sul do estado todas as novidades pertinentes à cultura do algodão. No evento, os cotonicultores receberão, de acordo com o presidente da Fundação MT, Hugo de Carvalho Ribeiro, informações que o ajudarão a ter rentabilidade e sustentabilidade.

De acordo com Dario Minoru Hiromoto, diretor-superintendente da Fundação MT, todos os fatores relacionados a produtividade de algodão estão ligados à informação. O diretor defende que a informação é a principal ferramenta para o produtor que quer ter excelentes resultados de produção. Para tanto, conforme Hiromoto, o produtor precisa estar antenado com que está acontecendo no mundo.

“Produtividade de algodão não depende somente de desejo, mas de informações com qualidade e garantia. Atualmente, as doenças na lavoura e pragas, problemas de câmbio e mercado interferem no resultado final da produção”, aponta Hiromoto. Segundo o diretor, a última safra (2006/2007) de algodão, exemplifica bem a importância de ter informação com qualidade e garantia. “Nesta safra de algodão vimos de tudo, desde a produtividade próxima de 100 arrobas (@) por hectare (ha) até alguns talhões apresentando produtividade acima de [email protected]/ha. Esta diferença pode ser explicada por uma série de fatores que está intimamente ligada à informação”, relata.

A abertura do Fundação MT em Campo: É Hora do Algodão 2007 acontecerá em Rondonópolis, dia 01 de outubro. No dia seguinte (02), a equipe técnica do evento estará em Primavera do Leste.

A entrada no evento é gratuita. A programação começa a partir da 07h30 e encerra às 17h30. Será servido almoço para os participantes do evento.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here