MP que regulamenta FAT-Giro Rural será publicada no final do mês

0

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e a Associação dos Produtores de soja do Estado (Aprosoja) esteve esta semana em Brasília discutindo com técnicos do governo federal ajustes finais da Medida Provisória que regulamenta o refinanciamento dos débitos privados com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT – Giro Rural). A expectativa é que a MP seja publicada na semana do dia 26 de fevereiro.

Antes da oficialização, os produtores de Mato Grosso ainda vão tentar conseguir algumas mudanças nas regras do programa. Uma das propostas é tentar aumentar a carência de 18 para 24 meses a partir da data da contratação. “Também pretendemos reduzir o percentual exigido como penhor de safra”, acrescentou o vice-presidente da Famato e presidente da Aprosoja, Rui Prado. A proposta do governo é que o produtor dê 100% de garantia, com direito a fazer um mix entre as culturas de soja, milho e algodão.

LEILÕES – A Aprosoja também participou, junto com a comitiva do governador Blairo Maggi, de reunião com o ministro da Agricultura, Luís Guedes Pinto. “Ficou prometido que haverá novos leilões com mudanças na comprovação da operação e na formação do prêmio”, disse Prado. Segundo o Mapa, as novas regras seriam publicadas ontem (16/02).