Mais de 50 mulheres já estão participando do VII Concurso Fotográfico de Aleitamento Materno, que consiste em tirar uma foto da mãe com o bebê no momento da amamentação. O concurso está sendo promovido pela administração municipal, atravÃ(c)s da Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de incentivar a amamentação do recÃ(c)m-nascido e mostrar à mãe a necessidade da criança estar bem posicionada no momento. As inscrições para o concurso podem ser realizadas atÃ(c) o dia 8 de dezembro em qualquer unidade de saúde do município.

Com esta ação, a Secretaria de Saúde pretende estimular a cultura do aleitamento materno, aumentar a consciência pública sobre a importância da proteção e apoio à amamentação como um indicador básico do bom crescimento e desenvolvimento do bebê. Estão sendo efetuadas ainda as palestras educativas sobre aleitamento materno em algumas escolas, promovendo a oportunidade de adolescentes e crianças entenderem desde cedo a relevância do aleitamento materno e sobre práticas saudáveis de alimentação do bebê, destacando a alimentação saudável e valorizando os alimentos da Região.

A coordenadora do Departamento de Ações Programáticas, Elizita SodrÃ(c), explica que as unidades de saúde agendam um dia para que as mães possam ir à unidade e tirar a foto. O profissional da Secretaria de Saúde coleta as imagens, que posteriormente serão analisadas para verificar qual será a mãe e bebê ganhadores, com direito a premiação.

Os profissionais da saúde estão promovendo as palestras, entrega de materiais educativos e orientações nas unidades de saúde. As fichas de inscrição para o VII Concurso Fotográfico estão em todas as unidades de saúde. As mães podem inscrever-se e tirar a fotografia com o bebê de atÃ(c) seis meses de idade. A mãe poderá levar a foto ou tirá-la na unidade.

AMIGA DA AMAMENTAÇÃO
Ainda preocupada com a educação em aleitamento materno, a Secretaria de Saúde promoverá o I Concurso “Unidade Amiga da Escola”, com as inscrições abertas atÃ(c) dia 8 de dezembro. Com esta atividade que está sendo promovida pelas unidades em parceria com as escolas, a Secretaria incentiva a abordagem ao tema “Aleitamento Materno”. Os temas que as unidades trabalharão com as escolas serão: “Amamentação. Garantir este direito Ã(c) responsabilidade de todos” e “Alimento saudável Ã(c) o alimento daqui”.

O secretário Municipal de Saúde, Fábio Cardozo, avalia que este concurso faz com que os profissionais da saúde estejam mais envolvidos com as ações de promoção ao aleitamento materno e ao mesmo tempo estarão instruindo as crianças desde cedo sobre a importância desta prática para o bebê.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here