29.1 C
Rondonópolis
 
 

A figura do servidor público

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O desenvolvimento de uma nação passa, necessariamente, pelo bem estar de sua população, sendo isto resultado de bons serviços executados pelas esferas públicas em todos os seus níveis. As leis vigentes preconizam que a sociedade tem direito à dignidade e exercício da cidadania através dos diversos setores sociais que pelo poder público devem ser oferecidos.
Dentro desse contexto, entra em cena a figura singular de um grande agente, que possui a sublime missão de trabalhar em prol do povo, fazendo valer através de seus préstimos serviços aquilo que a legislação reza: que a sociedade tenha “direito a seus direitos”, recebendo respeito e dignidade, como forma de devolutiva à enorme carga tributária da qual a mesma é alvo. Esse agente se faz presente também em todas as esferas, seja Federal, Estadual ou Municipal. É o valoroso e inestimável servidor público.
A figura do servidor público é fundamental à própria municipalidade, pois ele colabora com os gestores públicos no sentido de atender à comunidade da melhor maneira possível, prestando serviços a contento de toda a população, principalmente aqueles que mais necessitam. Esses trabalhadores estão presentes nos mais diversos setores do serviço público, levando educação, saúde, respeito ao trânsito, enfim, uma variedade de serviços essenciais para que realmente haja a prática da cidadania e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida à população.
Apesar de ser uma data festiva em comemoração ao seu dia [28 de outubro], os servidores públicos vêm sofrendo em muitas áreas com o descaso do poder público, onde a defasagem salarial e a falta de valorização se mostram preocupantes e estarrecedoras. Muitos trabalhadores do povo sofrem com uma carga horária expressiva, com a falta de estrutura e dignidade para bem executar os seus serviços e, por isso, às vezes sofrem desacatos e falta de respeito. Isto tudo somado a um ganho salarial incompatível com a sua função, sendo digno de vergonha quando comparado a outro profissional.
O descaso para com os servidores públicos se mostra em todas as esferas, principalmente quando o assunto é esfera municipal em Rondonópolis. O exemplo mais prático e atual é quando comparo o salário base de um professor recém empossado da educação no Estado de Mato Grosso e outro da rede Municipal de Rondonópolis. A diferença no salário base entre estas duas esferas educacionais, tendo a mesma carga horária de trinta horas, está acima de trezentos reais para o professor do Estado. Não estou dizendo que um professor da rede estadual ganha bem não, isto é só um parâmetro vergonhoso de comparação.
Parece que a Prefeitura de Rondonópolis estagnou no tempo quando a questão é valorizar os seus servidores, e olha que existem mais exemplos e situações comparativas que nem compensa citá-los, pois parece que os nossos gestores municipais não dão a mínima para isso, pois os que possuem cargos comissionados, secretários, e até o prefeito e seu vice já se sentem satisfeitos com o seu valoroso quinhão e os outros que se (…)
Mas, finalizando, quero aqui deixar os meus mais sinceros parabéns à toda classe dos servidores públicos, na qual eu me incluo. Que Deus abençoe a cada um, dando-lhes esperanças vindouras de melhorias em sua qualidade de vida. Que obtenha mais honra, valorização, dignidade e satisfação para bem prestar os seus valorosos préstimos. Que tenha saúde e muita paz para continuar sua caminhada vitoriosa junto à construção da cidadania, do respeito e da igualdade social. Felicidades a todos os servidores públicos de Rondonópolis.

(*) Professor Reuber Teles Medeiros, Servidor Público em Rondonópolis.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Morro da Mesa Concessionária S/A

- Demonstrações Financeiras em 31 de dezembro de 2023 - Balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2023 - Demonstração do...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img