ESCOLAS PÚBLICAS:
La Salle aparece em 1º lugar no Enem em MT

Incluindo escolas particulares, La Salle aparece na 51ª posição entre unidades de MT e na posição 4690 em nível nacional

Estabelecimento de Rondonópolis obteve melhor nota no exame entre as escolas públicas de Mato Grosso – Foto: Arquivo

A Escola Estadual La Salle, de Rondonópolis, apareceu novamente como a melhor do estado entre as escolas públicas, segundo o ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro de 2017. Essa não é a primeira vez que a escola aparece nessa ordem e ela se consolida cada vez mais como referência de qualidade na educação.
De acordo com Alex Frisselli de Oliveria Motta, professor de educação física e diretor da unidade, o resultado satisfatório se deve a uma série de fatores, mas ele ressalta o envolvimento do estudante e das famílias nas atividades escolares. “A escola completa neste ano 55 anos e já tem uma tradição de boa escola na cidade que já vem sendo construída a muito tempo. É claro que temos todas as dificuldades que uma escola pública tem, mas o que a gente tem de diferente é a participação da família. Nós vemos muito as outras escolas reclamando da ausência dos pais nas reuniões e atividades da escola, mas aqui nós somos muito rígidos com isso: a gente cobra, exige mesmo que os pais participem”, definiu.
Para ele, essa participação é importante dentro do projeto da escola de manter a qualidade no ensino praticado, por gerar o envolvimento dos mesmos com os professores e com a proposta pedagógica da escola. “Essa participação dos pais faz parte desse conjunto que leva a nossa excelência, mas outro fator fundamental para nós é a permanência, ou a baixa rotatividade, dos professores, para que a gente possa tocar em frente os projetos, até que deem resultados”, informou, relatando a experiência da unidade escolar.
Ainda de acordo com o diretor, as atividades extra-curriculares, como o projeto da Via Sacra, em que os estudantes representam pelas ruas da vizinhança da escola o caminho do martírio de Jesus Cristo antes da crucificação, é um dos responsáveis por envolver e provocar a identificação dos estudantes com a sua escola. “Esse projeto é único e que já existe há 25 anos na escola e há seis anos nós vamos com esse teatro para as ruas. É muito bom porque envolvemos desde a criancinha até o jovem, todos na mesma atividade, interagindo. Os alunos gostam muito de projetos. É menos tedioso que o ensino em sala de aula”, afirmou.
“Atividades como essa são muito importantes para que eles sintam que isso aqui pertence a eles, que isso aqui (escola) é dele e é a partir daqui que ele vai construir o seu futuro”, complementou Alex Motta.
Além de teatro, a escola desenvolve diversas outras atividades com os alunos, tanto de cunho educativo, esportivo e espiritual. “O segredo para ter uma escola de qualidade começa pelo acolhimento que essa escola faz. Aqui, as pessoas se sentem acolhidas. Isso já era uma filosofia de São João Batista de La Salle, nosso patrono e fundador; essa é nossa proposta e nossa filosofia é educar pelo amor e, aqui a gente sente isso. Há um empenho pleno da equipe, dos pais e alunos que levaram a esse resultado, que queremos manter por muitos anos ainda”, disse.
SOBRE A BOA APROVAÇÃO NO ENEM
Questionado sobre a explicação para o bom resultado dos ex-estudantes da instituição nas provas do Enem, o diretor responde prontamente que eles não recebem nenhuma preparação específica para prestarem o exame. “A escola tem outros objetivos, não é como nos cursinhos preparatórios. Esse resultado é uma consequência do bom aproveitamento que nossos alunos fazem das aulas que eles recebem. É mérito de toda nossa equipe, dos professores, e, principalmente, dos próprios alunos, que se esforçam e vêm os resultados aparecerem”, afirmou.
Sobre o La Salle
A Escola La Salle é mantida por meio de um convênio da Congregação Lassalista com o governo do Estado mas, apesar da origem ligada a uma congregação religiosa de cunho católico, ela não discrimina quem é de outra matriz religiosa. “É tudo muito bem conversado, bem claro, bem democrático. Nós temos escolas La Salle em países muçulmanos e lá eles se entendem. Por que não nos entenderíamos aqui? O objetivo nosso não é a doutrinação religiosa. É a educação mesmo. Nós respeitamos e não há retaliação com quem é de outra religião, muito pelo contrário, são todos muito bem-vindos e aceitos por todos nós”, concluiu.

Alex Motta, diretor do La Salle: “esse resultado é mérito de toda nossa equipe, dos professores, e, principalmente, dos próprios alunos” – Foto: Denilson Paredes

O RANKING DO ENEM
Em todo o estado, a escola campeã no ranking do Enem, com provas feitas em 2016, é a Prina Pitt Escola, que é particular e está localizada na cidade de Sinop, que obteve a média de 659.06 pontos e está na posição 123 em nível nacional. A campeã entre as escolas públicas é o La Salle.
Outras escolas da cidade que aparecem muito bem no ranking são as particulares Khalil Zaher, que aparece em 15º no estado e na posição 1844 em nível nacional; a escola Centro Integrado de Ensino, que está na posição 22 no estado e 2682 no país; na sequência vem a Cooperativa Educacional Alvares Cabral, que está na posição 49 no estado e na posição 4638 em nível nacional.
Já entre as públicas, depois da La Salle, que aparece na 51ª posição entre as escolas do estado (incluindo particulares) e na posição 4690 em nível nacional, logo em seguida aparece a escola Pindorama, na 93ª posição no estado e na posição 8118 em nível nacional. A terceira colocada é a escola Major Otávio Pitaluga, o EEMOP, que aparece em 100º lugar no estado e na posição 8430 no País.
Essa foi a última vez que o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou esse ranking. A partir de agora os alunos serão avaliados pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que hoje avalia somente os estudantes até o 9º ano e que passará a avaliar os de nível médio também.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


Compartilhe esta Notícia

Popups Powered By : XYZScripts.com