50 anos de doação e serviço de Frei Nelson como sacerdote

Nelson Bernardes Martins nasceu no dia 21 de dezembro no ano de 1939 na cidade de Paranaíba, MS. Filho legítimo de Francisco Nelson Bernardes e de Lázara Bernardes Martins. É o segundo filho dos 4 irmãos. Seu pai Francisco Bernardes faleceu no ano de 1944. Com a perda do pai, quando tinha apenas 5 anos de idade, Frei Nelson mudou com a família para a cidade de Aparecida do Taboado – MS. Nesta ocasião, aos 8 anos, começou a participar das missas, tendo sempre o incentivo de sua mãe que cultivava uma religiosidade tradicional.
No ano de 1949 foi morar com sua tia, irmã de seu pai, na cidade de Fernandópolis – SP. Após esse período voltou para Aparecida do Taboado, tornou-se coroinha e fez a 1ª Eucaristia e Crisma. No ano de 1951, mudou-se para Agudos – SP. Nesta cidade também frequentava a Santa Missa todas as madrugadas e, quando não tinha missa, rezava o terço à noite.
Devido a perda do pai precocemente, a família passou por dificuldades financeiras. Frei Nelson foi trabalhar cedo para ajudar nas despesas da família. Foi no ano de 1947 que ele trabalhou de engraxate. Frei Canuto Hamam OFM foi quem providenciou a caixa de engraxate. Também trabalhou duro no cultivo do algodão. Com o fruto de seu trabalho ajudou nas despesas de sua casa, mas não significa que Nelson deixou de ser criança, sempre ia jogar bola na praça da Matriz com os seus colegas.
O surgimento vocacional religioso se deu com a influência das Santas Missões Populares realizadas pelos missionários redentoristas no ano de 1949 e em 1951, provindos do Estado de São Paulo. Frei Nelson tinha 12 anos de idade quando no final das Santas Missões ele aceitou o convite vocacional, mas optou por seguir o testemunho franciscano de Frei Canuto, da Ordem dos Frades Menores.
Com o lema “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens” (Mt 4,19), Frei Nelson Bernardes Martins, após o período de formação de estudo em filosofia e teologia, bem como de serviços pastorais, foi ordenado sacerdote no dia 16 de dezembro de 1967, em Petrópolis-RJ. Logo após a ordenação assumiu o serviço de Vigário Paroquial em Sorocaba, SP.
Frei Nelson exerceu seu ministério com muito amor e dedicação, sempre com o olhar voltado aos mais humildes e necessitados. Seu chamado missionário o trouxe para a realidade do Mato Grosso. No ano de 2000, veio para a cidade de Rondonópolis onde assumiu o serviço de Vigário Paroquial até o ano de 2002. Em 2003 ele assumiu a paróquia São Pedro Apóstolo no município de Pedra Preta permanecendo até o ano de 2006.
Retorna para Rondonópolis e, em seguida vai para Cuiabá prestar serviços pastorais nas paróquias franciscanas de Nossa Senhora de Guadalupe e Nossa Senhora da Boa Morte (hoje mãe dos Homens). Em 2012 é enviado para Rondonópolis, sendo Vigário Paroquial e ajudando Frei Leodir Carraro à frente das pastorais, serviços e movimentos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Depois, o Espírito do Senhor o chamou para a Paróquia Divino Espírito Santo, em Rio Brilhante, MS. Portanto, Frei Nelson sempre esteve ligado ao trabalho paroquial. O atendimento ao povo, as celebrações eucarísticas, batismos, matrimônios, pastorais e movimentos sempre foram realizados com doação e intensidade, sendo o atendimento do sacramento da reconciliação o mais gratificante. Dedicou também tempo e auxílio na formação de vocações sacerdotais.
A celebração de seus 50 anos de vida sacerdotal se resume em uma palavra, ‘’Gratidão’’. Gratidão a Deus que o chamou e o abençoou. Gratidão a Frei Nelson que sempre levou uma palavra de conforto e amor, seguindo o exemplo de São Francisco, com um espírito de criança ainda, e sempre que possível levou frutas para partilhar nas celebrações; sua marca registrada é seu sorriso, a fala mansa, a sabedoria, o amor aos seus livros, e, acima de tudo, o amor ao seu ministério.
A paróquia Sagrado Coração de Jesus tem a graça e a alegria de poder contar com toda sabedoria, trabalho e amor ao próximo através das mãos de Frei Nelson. Obrigado por todo carisma vivenciado e o acolhimento dado a cada irmão que aqui passou. Frei Nelson marcou a vida de cada pessoa que se aproximou dele e de quem ele se aproximou com sua acolhida fraterna, com sua dedicação e sua humildade.

(*) Frei João Mario, Frei Leodir Carraro e José Olavo Pio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here