História de Rondonópolis registrada nas páginas do A TRIBUNA

Nesse período de mais de 4 décadas, foram produzidas 9.795 edições até hoje, constituindo o maior acervo da história de Rondonópolis

Jerry Mill, durante consulta ao arquivo do A TRIBUNA: “O melhor registro hoje da história de Rondonópolis é o arquivo do Jornal A TRIBUNA” – Foto: Divulgação

Dos 64 anos de emancipação de Rondonópolis, o Jornal A TRIBUNA vem registrando 47 anos dessa história de forma ininterrupta. Fundado em 7 de junho de 1970, o periódico vem acompanhando, registrando e fomentando o desenvolvimento e crescimento de Rondonópolis desde então.
Na verdade, a história de Rondonópolis e do Jornal A TRIBUNA acabam se confundindo uma com a outra. Nesse período todo, a partir de 1970, o A TRIBUNA registrou os principais acontecimentos e transformações vivenciadas por Rondonópolis, com suas conquistas, evoluções e também tragédias e momentos de profunda tristeza.
Não é por acaso que o A TRIBUNA se constituiu como o maior acervo dos acontecimentos/fatos de Rondonópolis. Dessa forma, os arquivos do jornal são constantemente usados para pesquisa de estudantes secundaristas, pesquisadores, escritores, historiadores e até trabalhos de monografias, dissertações e teses nas mais diferentes áreas do conhecimento.
No momento, o professor de Língua Inglesa Jerry Mill, membro da Academia Rondonopolitana de Letras (ARL), vem fazendo uma pesquisa no arquivo do Jornal A TRIBUNA sobre Lamartine da Nóbrega, falecido no ano passado, com a intenção de lançar um livro no primeiro semestre de 2018 sobre o pioneiro, considerando sua importância para Rondonópolis.
Jerry Mill observa que recorreu ao arquivo do Jornal A TRIBUNA justamente por registrar a história de Rondonópolis desde a década de 1970. Ele iniciou o trabalho de pesquisa para o livro em questão em novembro deste ano. “O melhor registro hoje da história de Rondonópolis é o arquivo do Jornal A TRIBUNA”, assegura o professor.
Nesse contexto, enfatiza que o servidor público federal aposentado foi uma figura que se destacou na história de Rondonópolis e, por isso, também muito citado no A TRIBUNA. Vale informar que Lamartine da Nóbrega atuou na Receita Federal do Município, foi o primeiro presidente do União Esporte Clube, presidente do Rotary Club de Rondonópolis, esteve envolvido em lutas como a criação da Santa Casa e melhoria local do sinal de TV, entre outras.
O professor faz questão de elogiar a preocupação da direção do A TRIBUNA em cuidar, preservar, encadernar e guardar para posteridade cada edição. “O cuidado que a empresa tem com o arquivo é muito importante. Qualquer pessoa pode ter acesso… É um patrimônio de toda a sociedade”, analisa.
Nesse trabalho de pesquisa para escrever o livro, Jerry Mill pontua que a internet tem um registro de informações locais ainda restrito a partir dos anos 2000. Contudo, ele acredita que todo esse material guardado pelo A TRIBUNA em seu arquivo, especialmente das décadas de 70, 80 e 90, precisa ser totalmente digitalizado, para possibilitar maior acesso aos usuários de todo o Mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here