TRANSTORNOS
Chuvarada abre buracos nas ruas e inunda casas

Foto: Roberto Nunes/A TRIBUNA

As chuvas fortes que caíram sobre Rondonópolis durante o feriado de segunda-feira (20) e ontem (21) abriu crateras nas ruas sem pavimento, alagou casas e outras vias pavimentadas, e ainda danificou postes e luminárias. Os estragos nas diversas regiões da cidade causaram transtornos à população. O que levou a diretoria técnica da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis -Coder a organizar um sistema de força-tarefa para tentar recuperar os danos e amenizar o sofrimento da comunidade.
Dentre as regiões mais afetadas está a da Sagrada Família. Os problemas começaram com o alagamento da Avenida dos Estudantes que se transformou num riacho de correnteza forte com a água da chuva que transborda sobre o asfalto, devido a falta de infraestrutura para a vazão correta. O volume de água alagou ruas e inundou casas no Jardim Paraíso.
A obra numa galeria de águas pluviais realizada pela equipe do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis – Sanear, na Sagrada Família, foi levada pelas águas da chuva que ainda abriu buracos em diversas ruas do bairro.
Moradores do Jardim Bela Vista foram afetados pela enxurrada que tomou conta das vias públicas e atingiu algumas casas. A avaliação na comunidade é a de que a construção de um condomínio naquela região contribuiu para provocar a enxurrada e os transtornos consequentes.
No residencial Lúcia Maggi, as famílias mais afetadas são as residentes na Avenida José Clair, onde as águas da chuva abriram um buraco imenso. As demais vias públicas também sofreram com as consequências da chuva intensa que abriu outros buracos e provocou alagamentos.
As famílias residentes no Jardim das Paineiras reclamam de uma cratera aberta pela chuva no cruzamento da Rua Sabiá com a Avenida dos Pelicanos, naquele bairro. O buraco que impede muitos dos moradores de chegarem e saírem de casa já afeta a região vizinha do distrito industrial.
As pessoas daquela comunidade contam que assistem o Poder Público fazer reparos com cascalho nas ruas todos os anos. E lamentam que o material colocado nas vias públicas é levado pela chuva para o leito do Rio Vermelho. O que causa danos ainda mais prejudiciais ao meio ambiente. A solução, na opinião de donas de casa e trabalhadores, é a canalização das águas com a instalação de manilhas.

A chuva forte levou parte do asfalto da Avenida dos Estudantes, no cruzamento com a Rua Dom Pedro II – Foto: Roberto Nunes/A TRIBUNA

FORÇA-TAREFA
Em nota divulgada para a imprensa local nesta terça-feira (21), a direção da Coder informa que mobilizou equipes do setor operacional para atender a demanda por reparação de ruas e avenidas, iluminação pública, canteiros e outros espaços e bens públicos danificados pela chuva da segunda-feira.
A nota informa ainda que o diretor técnico Leandro da Silva Godoi vistoriou os diversos pontos pessoalmente e determinou os serviços de reparo. A avaliação é de que os bairros com ruas sem pavimentação foram os mais prejudicados.
A força-tarefa da Coder conta com o apoio do Departamento de Urbanismo do Município que foi mobilizado para fazer o corte das árvores que caíram com o forte vento na tarde do feriado de segunda. O cronograma de serviços definidos era para priorizar os reparos nos pontos com situações mais graves, nesta terça. Os trabalhos devem prosseguir a partir de hoje, nos locais com danos menos graves.

2 comentários

  1. na verdade o que falta e uma manutenção preventiva, só o nosso querido prefeito nao sabia que iriamos entrar em período chuvoso.

  2. Dorisvaldo Alves de Rezende

    Bom dia !! moro na região do Terra Nova, nunca vi um engenheiro igual ao que mandou fazer o aterramento da canalização próximo ao condomínio Mariela , daí a água antes vinha canalizada agora esta passando por cima e entrando na pista, dai o motivo pelo qual esta tendo todos esses danos, outra coisa só começam mexer quando começa as chuvas, o cara tem que voltar pra faculdade, para não fazer uma cagada desta , daí quem sofre e a gente com tudo isso ai , onde o prefeito mora e limpo todo dia, a coder passa jogando água , agora os demais moradores ficam ilhados ..

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


Compartilhe esta Notícia