CÂMARA APROVA PROJETO!
Dr. Bertinetti é homenageado com nome de rua

Se for sancionado pelo prefeito, a Rua Cafelândia, que passa na frente da Câmara e do Cedir, passará a se chamar Rua Dr. Elmo dos Santos Bertinetti

Dr. Elmo Bertinetti faleceu recentemente, aos 71 anos de idade – Foto: Arquivo

A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei do vereador Orestes Miraglia (Solidariedade), apresentado ontem (11) em regime de urgência, durante a realização da 39ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, alterando a denominação da atual Rua Cafelândia que passa em frente à sede do Poder Legislativo, para Rua Dr. Elmo dos Santos Bertinetti, falecido recentemente (09/09/2017) aos 71 anos de idade, vítima de um câncer.
A sessão que foi acompanhada por membros da família do homenageado (filhos) foi encerrada com a votação e aprovação unânime por 15 dos 16 vereadores presentes (sendo que o presidente não vota).
Por se tratar de uma personalidade importante para o município, e ter sido em vida um grande benemérito da cidade, o vereador efetuou uma consulta ao Departamento de Registos Imobiliários da prefeitura e à Assessoria Jurídica da Câmara e descobriu que a atual denominação de Rua Cafelândia, não havia sido efetuada, tendo como base um Projeto de Lei aprovado pelo Legislativo; nem tampouco tratava-se de nome próprio, cujo nome pertença a alguma personalidade ligada ao município.
“Por essa razão, a alteração na nomenclatura em si não causa nenhum dissabor, constrangimento ou tampouco prejuízo a quem quer que seja, restando, portanto, apenas e tão somente a oportunidade de uma justa homenagem ao benemérito gaúcho/rondonopolitano que por mais de quatro décadas trabalhou e ajudou no desenvolvimento dos mais diversos segmentos da cidade”, explicou o vereador.
Coincidentemente, a atual Rua Cafelândia que passa em frente à Câmara Municipal, também passa em frente à empresa do homenageado (CEDIR), constituindo-se assim numa justa e merecida homenagem que vai perpetuar o nome desse grande homem/médico.
O médico radiologista era natural de Canguçu (RS), e era filho do senhor João Domingos Bertinetti e dona Marina dos Santos Bertinetti. Dr. Bertinetti como era mais conhecido deixa um grande legado para os rondonopolitanos e mato-grossenses, com seu pioneirismo na área da saúde (radiologia e diagnóstico por imagens), onde teve sua maior atuação destacada. Ele se formou em Medicina pela Universidade Católica de Pelotas – UCEPEL- (RS), com especialização em Radiologia RS em 1972.
Todavia, uma parceria com o amigo e médico Joaquim Castella possibilitou a abertura da primeira Clínica Radiológica do interior e a segunda do Estado de Mato Grosso. Em 19 de junho de 1974 nascia, então, a Clínica Radiológica Dr. Bertinetti e Dr. Castella Ltda.
Como um bom rotariano, o Dr. Bertinetti fazia parte do clube desde junho de 1973, chegando inclusive a governador do então Distrito 447, hoje Distrito 4.440, na gestão 1987-1988. Foi secretário municipal de Saúde de 1983 a 1987 e secretário de Saúde do Estado de 1990 a 1991.
Nesta polivalência de atividades sociais, Dr Elmo ainda era presidente do Comitê Pró-Rodovias, que tem trabalhado pelo projeto de duplicação da rodovia BR 163/364 no trecho entre Rondonópolis e Cuiabá, e outros projetos de vias alternativas entre as duas cidades, como a MT-040, rodovia que passa pelo Pantanal. Bertinetti também era membro da Maçonaria desde 1976, tendo sido venerável mestre nos anos de 1983 e 1984.
Por estas e outras razões, o vereador Orestes entendeu ser uma forma justa e merecida de se homenagear a quem tanto lutou e contribuiu com o desenvolvimento da cidade e região.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


Compartilhe esta Notícia