A importância da “presença” na família

importancia da familia - artigos - 17-08-17 foto
Atualmente muitas famílias estão se perdendo devido à correria e ao excesso de trabalho com vistas à aquisição de mais e mais coisas para suas casas. Além de ficar muito tempo fora de casa, quando retornam do trabalho, cansados, na maioria das vezes as pessoas se envolvem com o computador e com o celular que estão se tornando até babás das crianças.
Quantos pais e mães ficam horas conversando com desconhecidos nas redes sociais, mas não têm tempo para conversar com os filhos sobre a sua vida, os seus sonhos e dificuldades. Nessa falta de tempo, as tarefas muitas vezes não são feitas; as notas escolares não vão bem e o tempo que deveria ser dedicado ao crescimento dos filhos e do (a) esposo (a) acaba se esvaindo pelas redes sociais.
Nesse processo de substituição das pessoas pelas coisas, muitas famílias sofrem com o distanciamento, com a indiferença e com o desamor. Falamos muito em amor, mas vivemos pouco no amor. Precisamos investir mais nas pessoas que amamos e melhorar nossos relacionamentos familiares: valorizar o tempo que estamos juntos; ter mais afeto; trocas de aprendizagens; ser mais presença na vida dos outros.
Precisamos deixar de preocupar em dar presentes (que é uma lógica do capitalismo) e tentar mais e mais “estar presente” quando os outros precisam de nós. É só observar o quanto diminuímos nas visitas pessoais, aos parentes, aos vizinhos e aos amigos e o quanto ficamos horas e horas nas redes sociais, para perceber que é preciso mudar de atitude.
Nosso tempo é precioso e muitas pessoas necessitam de nossa presença, do nosso carinho, do nosso abraço e atenção, a começar pela nossa família. Façamos o compromisso de olhar com carinho para as pessoas que nos rodeiam, de conversar e tentar humanizar mais nossas relações. Fomos criados por Deus para tornar esse mundo cada vez mais belo e mais cheio de amor.
A nossa missão é partilhar o amor em todos os ambientes, por isso devemos ser uma presença amiga e solidária na vida dos nossos cônjuges, dos nossos filhos, dos nossos amigos, dos nossos vizinhos, dos nossos colegas de trabalho, dos nossos familiares, enfim, das pessoas que cruzarem nossos caminho.
Como dizia o padre Zezinho, “por onde passarmos as pessoas poderão sentir nossa presença por meio do perfume do amor que exalamos”. Vamos aproveitar essa Semana da Família para ser ainda mais uma presença animada e radiante do amor de Deus em nossas famílias.

(*) Família Malaquias,  Retiro de Casais, Paróquia Bom Pastor

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


Compartilhe esta Notícia