CODER E SANEAR
Sabatinados passam pela aprovação dos vereadores

Vereadores e alguns dos sabatinados ontem, durante sessão extraordinária da Câmara Municipal

Vereadores e alguns dos sabatinados ontem, durante sessão extraordinária da Câmara Municipal

Os nomes para os cargos de chefia indicados pelo prefeito José Carlos do Pátio (SD) para o Serviço de Saneamento Ambiental (Sanear) e a Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), sabatinados ontem na Câmara Municipal durante uma sessão extraordinária, foram aprovados pelos vereadores. A sessão extraordinária encerrou ontem por volta das 21 horas.
Para a direção-geral do Sanear o prefeito indicou Terezinha Silva de Souza, Hermes Ávila de Castro para diretor técnico, Wemer Francis Rodrigues da Silva para diretor de manutenção de saneamento e Antonieta Garcete de Almeida para diretora administrativa financeira. Na Coder, Zé do Pátio indicou José Severino da Silva Neto, o Nino, para diretor-presidente, Katiene Inácio Salomão para diretora administrativa financeira, e Leandro Xavier Godoi como diretor técnico.
“Acredito que o prefeito foi feliz nas suas indicações, pois todos demonstraram segurança nas respostas das peguntas elaboradas pelos vereadores. O prefeito mesclou em suas indicações pessoas com perfil mais técnico e outros políticos. Agora nós, vereadores, iremos ficar atentos para que esta segurança demostrada pela equipe do prefeito seja transmitida em obras para a população”, disse o presidente da Câmara Municipal, o vereador Rodrigo da Zaeli (PSDB).
Durante a sabatina, os questionamentos começaram pela diretora administrativa financeira, Antonieta Garcete de Almeida. Oito dos 19 vereadores presentes à sessão se inscreveram e se revezaram na tribuna da Câmara efetuando suas perguntas. Os temas questionados aos indicados foram os mais variados, começando pela saúde financeira da autarquia, contas de água, relação de preço/consumo e tarifa, investimentos em melhorias no sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário, estações de tratamento, coleta de lixo e tarifas de lixo, aterro sanitário, perdas e desperdícios, inadimplência, investimentos em produção de água tratada e esgotamento sanitário e até expansão da coleta seletiva, entre outros.
O segundo sabatinado foi o candidato à vaga de diretor de Manutenção e Saneamento do Sanear, Wemer Francis Rodrigues da Silva. Em seguida foi a vez do diretor técnico da autarquia, Hermes Ávila de Castro, que também respondeu aos questionamentos dos vereadores, sendo os três sabatinados aprovados por unanimidade. Na verdade, por lei, cada sabatinado, precisaria de 2/3 ou, 14 dos 21 votos do legislativo para ser aprovada a nomeação do prefeito. Após quatro horas e cinco minutos de sessão de sabatina pela Câmara Municipal, os quatro indicados aos cargos de direção, incluindo a presidente Terezinha Silva de Souza, foram aprovados por unanimidade tendo recebidos cada um, 18 dos 19 votos dos vereadores presentes na sessão; lembrando que o presidente da mesa não vota.
A empresária Terezinha Silva é graduada em administração de empresas e já exerceu a função de presidente do Sanear, na primeira gestão do prefeito José Carlos do Pátio, entre 2009 e 2012. A candidata à presidência foi questionada pelos oito vereadores inscritos para fazer perguntas, incluindo o presidente do legislativo Rodrigo da Zaeli, que questionou como seria a atuação do Sanear na questão da implementação do aterro sanitário ser explorado pela iniciativa privada. Terezinha repassou que será preciso estudos futuros mais aprofundados, que possam identificar a possibilidade do serviço ser explorado pelo Município, atendendo à futura legislação que já se encontra em estudo na Câmara Federal. A presidente se comprometeu em trabalhar em parceria com os vereadores, Câmara Municipal e a Prefeitura, atualizando e repassando os relatórios da atual e real situação da autarquia, além de facilitar o acesso a todas as informações e serviços prestados pela autarquia. Foi dada uma pausa de 15 minutos, para dar prosseguimento à sabatina, desta feita dos três candidatos de direção da Coder, os quais também foram aprovados.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


Compartilhe esta Notícia