PRÊMIO DA FIFA
Cristiano Ronaldo recebe prêmio de melhor do mundo pela 4ª vez

Cristiano Ronaldo beijou o troféu de melhor do mundo da Fifa, que recebeu ontem - Foto: Helios De La Rubia

Cristiano Ronaldo beijou o troféu de melhor do mundo da Fifa, que recebeu ontem – Foto: Helios De La Rubia

Cristiano Ronaldo foi anunciado pela Fifa ontem (9) como o melhor jogador do mundo de 2016, conquistando o prêmio pela quarta vez. O jogador do Real Madrid, da Espanha, teve 34,54% dos votos e venceu a disputa contra Messi (26,42%), do Barcelona, da Espanha, e Antoine Griezmann (7,53%), do Atlético de Madrid, da Espanha, pelo troféu que levou o nome de The Best pela primeira vez. Um ano incrível para o craque português, que conquistou a Eurocopa por Portugal, e a Liga dos Campões da Europa e o Mundial de Clubes com o Real Madrid. Individualmente, também levou a Bola de Ouro de uma revista francesa. Vale lembrar que a publicação francesa e a Fifa encerraram parceria que acontecia desde 2010, que unificava os prêmios.
“Gostaria de agradecer em primeiro lugar aos meus companheiros de seleção e do Real Madrid, meus treinadores que eu queria que tivessem ganho, minha família, minha mãe, meus filhos, meus irmãos, meu staff… dizer que o ano de 2016 foi o melhor ano da minha carreira, haviam muitas dúvidas, mas o troféu me mostrou que as pessoas não são cegas. Não tinha dúvidas que eu deveria ter ganho, como ganhei, por ter um ano magnífico no nível pessoal e coletivo. Muito feliz por por todos que votaram em mim, os capitães, os treinadores. Não tenho o que dizer, os prêmios falam por si mesmo. (…). Não vou dar o grito hoje”, disse Cristiano Ronaldo.
Se comparado ao ano de 2015, quando Messi levou o prêmio de melhor do mundo (na ocasião ainda como Bola de Ouro), Cristiano Ronaldo ficou distante de alcançar os números do argentino. O craque do Barça teve 41,33%, contra 27,76% do português e 7,86% de Neymar, que ficou na terceira colocação.
A Fifa adotou nova fórmula de eleição para o prêmio de 2016. A entidade abriu espaço para o público nas votações para melhor jogador e melhor técnico no futebol masculino e feminino (por insistência do presidente Gianni Infatino), representando 50% dos votos ao lado de 200 jornalistas – os demais 50% são representados por técnicos e jogadores.
Além do prêmio de melhor jogador do mundo, a Fifa também distribuiu troféus em outras categorias. O melhor técnico foi Claudio Ranieri, responsável por comandar o Leicester City na histórica campanha do título inglês em 2015/16. A melhor jogadora do mundo foi a norte-americana Carli Lloyd, de 34 anos.
Ainda na categoria feminina, a melhor técnica foi a alemã Silvia Neid, de 52 anos. Ela comandou a Seleção Alemã na conquista da medalha de ouro no torneio de futebol dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Superou Jill Ellis, dos Estados Unidos, e a sueca Pia Sundhage, vice-campeã olímpica com a Suécia.
Outro ponto alto da noite foi a homenagem para o jogador brasileiro de futsal Falcão. Ele foi chamado no palco da cerimônia de gala da entidade para receber uma placa por tudo o que fez durante sua carreira como atleta.
TIME DOS SONHOS
A Fifa premiou ontem também, na Suíça, o “Time dos Sonhos” da temporada de 2016. Com os laterais brasileiros Daniel Alves e Marcelo, a lista dos 11 melhores jogadores não contou com o francês Antoine Griezmann, um dos finalistas ao prêmio de melhor jogador do mundo.
Com cinco jogadores, o Real Madrid dominou a lista, que ainda contou com quatro jogadores do Barcelona, além de um atleta do Bayern de Munique, da Alemanha, e um da Juventus, da Itália.
A lista contou com o Neuer (Bayern de Munique e Alemanha), Daniel Alves (Barcelona/Juventus e Brasil), Piqué (Barcelona e Espanha), Sergio Ramos (Real Madrid e Espanha), Marcelo (Real Madrid e Espanha), Modric (Real Madrid e Croácia), Toni Kroos (Real Madrid e Alemanha), Iniesta (Barcelona e Espanha), Messi (Barcelona e Argentina), Suárez (Barcelona e Uruguai) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid e Portugal).

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


Compartilhe esta Notícia