IMPRENSA
A TRIBUNA, contribuindo com o desenvolvimento local

SETOR DE ARQUIVO: o Jornal A TRIBUNA se constitui como o maior acervo dos acontecimentos/fatos do município de Rondonópolis

SETOR DE ARQUIVO: o Jornal A TRIBUNA se constitui como o maior acervo dos acontecimentos/fatos do município de Rondonópolis

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Fundado em 7 de junho de 1970, o Jornal A TRIBUNA tem sido um veículo de comunicação que vem acompanhando, registrando e fomentando o desenvolvimento e crescimento de Rondonópolis, em grande parte da sua história. Quando o A TRIBUNA surgiu, o município de Rondonópolis tinha apenas 17 anos de emancipação político-administrativa.
Assim, na verdade, a história de Rondonópolis e do Jornal A TRIBUNA acabam se confundindo uma com a outra. Nesse período todo, a partir de 1970, o A TRIBUNA registrou os principais acontecimentos e transformações vivenciadas por Rondonópolis, com suas conquistas, evoluções e também tragédias e momentos de profunda tristeza.
Não é por acaso que o A TRIBUNA se constituiu como o maior acervo dos acontecimentos/fatos de Rondonópolis. Dessa forma, os arquivos do jornal são constantemente usados para pesquisa de estudantes secundaristas, pesquisadores, historiadores e até trabalhos de monografias, dissertações e teses nas mais diferentes áreas do conhecimento.
Com um grande parque gráfico e o fascínio da imprensa escrita, o A TRIBUNA também é frequentemente visitado por grupos de estudantes de escolas e de cursos do ensino superior da cidade, que querem conhecer de perto o processo de produção do periódico, a rotina de trabalho de seus profissionais e de apuração das informações.
Para fomentar o desenvolvimento local, o A TRIBUNA tem lançado e encampado as diversas campanhas em prol da sua população. Entre as campanhas mais importantes, nos últimos anos, destacam-se a luta pela duplicação da BR-364/163 entre Rondonópolis e Cuiabá, a consolidação de uma rodovia alternativa entre essas duas cidades, a implantação da 1ª UTI Pediátrica do município, a criação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), entre outras.
O Jornal A TRIBUNA, portanto, se constitui como um veículo de comunicação com serviços prestados à comunidade, atendendo e ajudando nos mais diferentes eventos sociais, educativos e religiosos. Além disso, também se orgulha de ser um grande porta-voz da população em suas críticas, anseios, desejos e sentimentos, sendo um espaço altamente plural e democrático.
Também se figura como uma referência na imprensa de Mato Grosso. Vale lembrar que o A TRIBUNA foi o primeiro jornal com circulação periódica da cidade (aos domingos), sendo um dos mais antigos de Mato Grosso ainda em atividade. Em 1978, por exemplo, trouxe para Mato Grosso a primeira impressora off-set.
Em mais de quatro décadas, o A TRIBUNA cresceu junto com Rondonópolis, oferecendo aos leitores os principais avanços e tendências no setor. Hoje é o maior jornal impresso do interior de Mato Grosso e o segundo mais estruturado do Estado. Conta com um dos parques gráficos mais modernos do Estado, atendendo os mais diversos serviços gráficos.
É por isso que, quando Rondonópolis completa 63 anos de emancipação, o A TRIBUNA se orgulha em ser um dos principais ícones do município, registradores da sua história e, principalmente, um dos atores das suas conquistas.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


Compartilhe esta Notícia